Receba por email.
Cadastre-se e receba grátis as principais notícias do Correio.
Estúdio Correio
Publicado em 8 de janeiro de 2024 às 06:00
Maior rede de educação da Bahia fora do setor público, a Rede SESI Bahia de Educação encerrou 2023 com 1.650 estudantes formados na educação básica nas escolas de Salvador, Feira de Santana, Vitória da Conquista, Juazeiro, Ilhéus, Luís Eduardo Magalhães e Barreiras.
O número inclui os que concluíram o ensino médio regular e a formação técnica profissionalizante (294 alunos), esta última, realizada em parceria entre o Serviço Social da Indústria (SESI) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI). Do total de concluintes em 2023, cerca de 30% são dependentes de trabalhadores da indústria.
Presente em todas as regiões do Estado, o SESI Bahia oferece o ensino fundamental 2 e o ensino médio e se prepara para inaugurar em 2024 sua 12ª escola, em Teixeira de Freitas.
Há também investimentos previstos para ampliação da rede até 2027, com a construção de novas escolas em municípios como Guanambi, Alagoinhas, Salvador, Santo Antônio de Jesus e Lauro de Freitas. Previstas ainda a melhoria de infraestrutura nas escolas de Vitória da Conquista e Barreiras e a ampliação das unidades de Luís Eduardo Magalhães, Salvador, Feira e Camaçari.
Com cerca de 10 mil matrículas na Educação Regular, a Escola SESI projeta dobrar a oferta e chegar a 20 mil vagas nos próximos anos. “Ampliar as matrículas é proporcionar uma base sólida de educação básica para o desenvolvimento intelectual, social, emocional e produtivo de mais estudantes, com todo o programa curricular e estrutura física e tecnológica da nossa rede”, explica a superintendente executiva de Educação e Cultura do SESI, Clessia Lobo.
Segundo ela, uma formação de qualidade é um instrumento poderoso na redução das desigualdades sociais, proporcionando a todos, independentemente de sua origem, acesso a oportunidades semelhantes, a oportunidade de ser tornarem cidadãos conscientes e engajados, essenciais para a sociedade atual e futura.
Jovens e Adultos
Além da educação regular, o SESI também contribuiu para elevar a escolaridade de mais de 1.600 pessoas em todo o estado nos polos da Educação de Jovens e Adultos (EJA). A EJA é oferecida de forma gratuita pelo SESI que tem como diferencial uma metodologia própria de reconhecimento de saberes e a EJA a distância, que favorecem a adesão e evitam a evasão do aluno.
“De forma estrutural, nada mais importante do que a educação, sem a qual as oportunidades serão reduzidas para aqueles que não tiverem acesso a ela”, afirma o presidente da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB), Carlos Henrique Passos. Ele ressalta que o SESI pode contribuir para a inclusão social e econômica e que o modelo pedagógico e de gestão das escolas da rede é uma referência positiva. “Acreditamos que o nosso modelo pode contribuir para o ensino público”.
SISTEMA FIEB
O SESI é uma das instituições que integram o SISTEMA FIEB – Federação das Indústrias do Estado da Bahia, com atuação nas seguintes vertentes: Educação, Cultura e Promoção da Saúde. Sob a liderança da FIEB, o Sistema é formado ainda pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), Instituto Euvaldo Lodi (IEL) e pelo Centro das Indústrias do Estado da Bahia (CIEB). Todas essas entidades atuam conjuntamente e de maneira integrada, disponibilizando serviços em áreas relevantes para a sociedade, como educação, saúde, lazer, qualificação profissional, informação especializada, desenvolvimento e inovação tecnológica.
Saiba mais: www.fieb.org.br
Este conteúdo não reflete nem total nem parcialmente a opinião do Jornal CORREIO e é de inteira responsabilidade do autor.
O Estúdio Correio produz conteúdo sob medida para marcas, em diferentes plataformas.