Receba por email.
Cadastre-se e receba grátis as principais notícias do Correio.
Victor Lahiri
Publicado em 17 de julho de 2024 às 17:59
Ambiente de confiança, comunicação e feedback, qualidade de vida e oportunidades de crescimento estão entre as principais características das melhores empresas para se trabalhar na Bahia. Os resultados da 11ª edição da pesquisa realizada pela consultoria Great Place to Work entre as empresas baianas foram divulgados nesta quarta-feira (17), no salão Gabriela do Fera Palace, em Salvador.
O encontro contou com a presença de representantes das 20 empresas ranqueadas e membros de instituições como a Associação Baiana de Recursos Humanos e do CORREIO, parceiro da GPTW desde a primeira edição do ranking.
Ao total foram premiadas as 20 participantes, que obtiveram as notas mais altas de acordo com os critérios do regulamento, sendo cinco delas de pequeno porte, dez de médio porte e outras cinco de grande porte (confira a lista abaixo). Participaram da pesquisa deste ano mais de 50 empresas baianas dos mais variados setores, totalizando 31.616 colaboradores inscritos.
De acordo com a chief operating officer da consultoria GPTW, Caroline Maffezzolli, a adesão à pesquisa cresceu no último ano demonstrando o empenho e investimento das empresas baianas na construção da cultura organizacional.
Caroline Maffezzolli
COO GPTWDurante o evento, a GPTW apresentou os principais dados coletados pela pesquisa deste ano, utilizando os critérios de avaliação do ambiente de trabalho, baseado em credibilidade, respeito, imparcialidade, orgulho e camaradagem. Entre os pontos mais valorizados pelos colaboradores para permanência das empresas, o levantamento constatou que estão a qualidade de vida e as oportunidades de crescimento. Já a boa comunicação e o feedback foram os aspectos mais presentes entre as melhores empresas para se trabalhar.
O presidente da Associação Baiana de Recursos Humanos (ABRH), Vitor Igdal também ressaltou o crescimento do interesse das empresas baianas na participação da pesquisa e no aprimoramento do ambiente corporativo. “O aumento da adesão das empresas ao ranking é fruto da busca por excelência da cultura organizacional. Hoje, as melhores empresas para trabalhar têm setores de RH estratégicos, guardiões da cultura de negócios, que formam lideranças humanizadas e entendem que a saúde organizacional vai além das campanhas sazonais”, avaliou.
O evento de premiação também contou com um painel sobre os desafios da cultura organizacional que reuniu a COO da GPTW, Caroline Maffezzolli, o presidente da empresa de fertilizantes Cibra, Santiago Franco e a gerente regional de RH da Solar Coca-Cola, Luciana Amâncio.
Investindo em pessoas
Parceiro do GPTW há 11 anos, o Jornal CORREIO foi representado na premiação pela gerente Comercial e de Marketing, Luciana Gomes, que reforçou a posição de jornal líder no Nordeste em valorizar o fortalecimento da cultura organizacional. “É uma honra representar o jornal Correio, que ao divulgar o ranking das melhores empresas para trabalhar, contribui para a construção de um mercado de trabalho mais justo e eficiente”, disse. “Parabenizo todas as empresas aqui presentes por sua dedicação e compromisso com a excelência. Continuaremos trabalhando juntos para fazer da Bahia um lugar onde todos possam prosperar em suas carreiras e vidas profissionais”, completou.
Segundo lugar entre as melhores empresas de pequeno porte para trabalhar na Bahia, a Infleet, plataforma de gestão de frotas, tem investido de forma continuada na gestão humanizada de pessoas. Como resultado, nos últimos 2 anos - e pela segunda edição consecutiva - conquistou um lugar de destaque no ranking.
Rebeka Barbosa,
head de Pessoas e Cultura da InfleetA TLD Hub de Segurança e Conectividade, quarta colocada no ranking das pequenas empresas, foi representada na cerimônia pela diretora administrativa e financeira, Eliane Farias, que destacou como a construção de bons resultados nos negócios tem crescido atrelada ao investimento em pessoas.
Eliane Farias,
diretora Administrativa e Financeira da TLD Hub de Segurança e ConectividadePequenas empresas
1º - Bom Consórcio
2º - Infleet
3º - Embracon
4º - TLD
5º - Cepedi
Médias empresas
1º - Supergasbras
2º - Kordsa
3º - Cibra
4º - Viação Águia Branca
5º - Bamin
6º - Laboratório Sabin
7º - Grupo Ergo
8º - J.Macêdo
9º - Qualidados
10º - Sest Senat
Grandes empresas
1º - Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública
2º - Solar Coca-Cola
3º - Veracel Celulose
4º - Pan American Silver
5º - Costa do Sauípe - Parques e Resorts