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Estúdio Correio
Publicado em 30 de setembro de 2024 às 10:21
A união entre esporte, artes, religiosidade, tecnologias educacionais e educação socioemocional forma um conjunto de atributos com os quais os Salesianos Bahia buscam preparar seus alunos para um futuro cada vez mais próximo e real. As atividades são desenvolvidas de acordo com cada faixa etária e sempre olhando para o aluno de forma global. >
Os princípios da pedagogia salesiana, de acordo com Katharine Guimarães, psicóloga do Salesiano Dom Bosco, Salvador, têm como foco principal a educação integral da juventude. “A atenção voltada para o desenvolvimento dos valores morais e éticos é tão relevante quanto os aspectos pedagógicos, e nós educadores somos estimulados a pensar e agir criticamente como referências para as crianças e os jovens. A solidariedade, a cooperação, o respeito à diversidade e a inclusão social são valores que norteiam o processo de socialização dos nossos estudantes”, frisa. >
Além dos investimentos nos esportes, nas artes e cultura, como teatro e música, e tecnologia e robótica, ela também destaca como diferencial da instituição a recém aquisição de um programa brasileiro, que é referência no desenvolvimento de habilidades socioemocionais e inteligência emocional. São oferecidas aulas semanais para os alunos e professores exclusivos da disciplina, sob cuidadosa supervisão das psicólogas da escola e treinamento e acompanhamento dos consultores pedagógicos do programa. >
Tanto no ingresso na vida escolar quanto em casos de troca de escolas, há alguns aspectos importantes que os pais precisam levar em conta antes de matricular seus filhos. O projeto pedagógico é o ponto de partida e o que deve embasar a decisão, pois deve estar alinhado aos valores vivenciados pela família no processo de educação dos filhos, uma vez que essas são duas instituições sociais centrais para a formação dos sujeitos. >
“As crianças e jovens passam muitas horas do dia na escola, portanto, precisa ser um espaço em que haja similaridade dos valores, costumes e hábitos entre a família e escola, ao considerarmos que a formação do ser é integral e não segmentada”, ressalta. >
Outros pontos importantes são: ouvir a opinião da criança e buscar perceber quais as suas reações na visita ao espaço escolar; conversar com outras famílias buscando conhecer as experiências de quem já frequenta e a proximidade de casa, se possível, buscando qualidade de vida para a família, pois na rotina isso tende a pesar e trazer cansaço com o passar do tempo para todos. >
Katharine Guimarães
Psicóloga do Salesiano Dom Bosco -Salvador