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Estúdio Correio
Publicado em 15 de fevereiro de 2024 às 17:40
O avanço da tecnologia e os desafios impostos pela pandemia da Covid-19 aceleraram a transição para o trabalho remoto, e a integração da cultura organizacional com o home office tornou-se ainda mais urgente.
No entanto, seja pela distância física ou a falta de interação presencial, manter essa conexão e a cultura viva da empresa passou a ser uma missão diária dos líderes e da gestão de pessoas.
Neste artigo, vamos apresentar os principais conceitos, desafios e práticas que podem ser adotadas para transmitir e melhorar a cultura organizacional no trabalho remoto. Confira!
Qual a importância da cultura organizacional no home office?
Algumas das principais razões pelas quais a cultura organizacional é fundamental no trabalho remoto são:
aumento do engajamento dos colaboradores;
ambiente de trabalho mais saudável e produtivo – mesmo com as atividades remotas;
melhoria do trabalho em equipe;
facilidade na comunicação;
alinhamento entre os times;
tomada de decisão orientada para o propósito organizacional;
desenvolvimento de uma marca empregadora mais atrativa;
maior retenção de talentos.
A cultura organizacional não é representada pelo modelo de trabalho, mas pelas crenças, valores e comportamentos que a organização valoriza e dissemina para o seu time.
Desse modo, seja com o modelo remoto ou presencial, a cultura pode e deve ser fomentada. E para isso, é preciso moldar as suas formas de aplicação conforme as necessidades e perfil do time.
Quais os principais desafios em manter a cultura organizacional no home office?
O trabalho remoto apresenta desafios para a manutenção da cultura organizacional. Afinal, a distância física e a falta de interação presencial podem dificultar a transmissão dos valores e costumes da empresa.
Dentre os mais comuns, estão:
falhas na comunicação, gerando ruídos e fomentando a rádio peão;
falta de foco no propósito organizacional;
dificuldades em manter as interações entre os times pela falta de contato presencial;
problemas em manter o alinhamento entre os integrantes da empresa;
foco excessivo no trabalho e menores esforços na geração e fortalecimento dos laços entre colaboradores;
perda do sentimento de pertencimento e queda no engajamento;
dificuldade em transmitir valores e costumes da empresa virtualmente.
Como transmitir e melhorar a cultura organizacional no home office?
Existem diversos desafios a serem enfrentados para manter a cultura organizacional no home office.
A seguir, confira algumas práticas essenciais para manter e melhorar a cultura no modelo remoto.
Ouça as pessoas
Antes de planejar estratégias e ações de mudanças, é preciso entender qual o cenário atual, e somente os colaboradores podem apresentar a realidade da empresa.
Assim, para desenvolver um processo que gere resultados significativos, é preciso sair dos “achismos” e suposições, buscando escutar as pessoas e entender:
quais as suas necessidades;
quais desafios estão sendo enfrentados;
qual a sua percepção sobre a cultura da empresa;
onde e como este cenário poderia ser melhorado.
Dê feedback frequentes
Tudo parte da comunicação, e o feedback contínuo é fundamental para alinhar as expectativas e reforçar a cultura organizacional.
Desse modo, as lideranças devem fornecer feedbacks claros e construtivos aos membros do time, valorizando suas contribuições e alinhando suas ações com os valores da empresa.
Assim, isso ajuda a manter a cultura organizacional viva e presente no dia a dia do trabalho remoto.
Ofereça momentos virtuais de convívio
É indispensável promover momentos de interação e convívio virtual entre integrantes do time, especialmente nos cenários em que a empresa conta com novos membros no time.
E isso pode ser feito por meio de videochamadas informais, happy hours virtuais, jogos online ou até mesmo encontros virtuais para celebrar conquistas e aniversários.
O objetivo desses momentos é fortalecer os laços entre os membros da equipe, promovendo um senso de pertencimento e colaboração.
Dê sequência de costumes
Não é porque o formato de trabalho mudou que os costumes e tradições devem ser esquecidos.
Manter as tradições e rituais da empresa mesmo no ambiente virtual é essencial para fortalecer a cultura organizacional.
Por exemplo, se a empresa costumava realizar reuniões matinais presenciais, é possível adaptá-las para o formato virtual.
O importante é não abandonar as práticas e rituais que ajudam a reforçar a identidade e os valores da empresa.
Faça reuniões descontraídas
Lembre-se de que as reuniões não precisam focar apenas no trabalho. Para que a cultura seja mantida e as relações estimuladas, as pessoas precisam conhecer o dia a dia, dificuldades e características umas das outras.
Essas reuniões podem ser realizadas em formato de café virtual, por exemplo, onde os participantes podem compartilhar interesses pessoais, experiências e hobbies. Essa abordagem ajuda a criar um ambiente mais descontraído e amigável, fortalecendo os laços entre os membros da equipe.
Assim, é papel dos líderes estimular esse compartilhamento saudável de informações, gostos e perfil do time!
Tenha uma comunicação interna eficiente
Uma comunicação interna eficiente é fundamental para transmitir e reforçar a cultura organizacional no home office. Utilize ferramentas de comunicação online, como chats, e-mails e intranets, para compartilhar informações relevantes, comunicados da empresa e conquistas dos colaboradores.
Além disso, a aplicação de uma comunicação assíncrona é fundamental para garantir que os gaps de comunicação sejam eliminados e uma maior flexibilidade no modelo de trabalho seja mantida.
O que é a comunicação assíncrona?
A comunicação assíncrona é aquela em que os participantes não estão envolvidos na interação em tempo real.
As mensagens são enviadas e recebidas em momentos diferentes, permitindo que cada indivíduo responda quando for conveniente.
E para que ela seja implementada, algumas práticas podem ser desenvolvidas.
use ferramentas como e-mails, mensagens de texto ou apps de mensagens.
compartilhe informações por meio de documentos online;
seja claro e objetivo nas mensagens;
organize informações de forma acessível;
utilize recursos visuais para facilitar a compreensão;
incentive a colaboração por meio de fóruns ou grupos online;
respeite diferentes fusos horários e horários flexíveis;
estabeleça diretrizes claras de uso das ferramentas;
promova transparência e disponibilidade de informações.
Centralize as informações
No ambiente virtual, é importante centralizar as informações para que todos tenham acesso fácil e rápido a documentos, políticas e diretrizes da empresa.
Para isso, você pode utilizar plataformas de armazenamento em nuvem e criar um sistema organizado de compartilhamento de arquivos, facilitando a disseminação da cultura organizacional e evitando a desinformação entre os colaboradores.
Atenção ao microgerenciamento
O microgerenciamento é uma abordagem de gestão caracterizada pelo controle excessivo e detalhado das atividades dos colaboradores.
Assim, ele envolve a supervisão constante, a exigência de relatórios minuciosos e a falta de autonomia dos funcionários.
Desse modo, quando levamos para o cenário da cultura organizacional e home office, essa conduta afeta negativamente o time, minando a confiança, desmotivando os colaboradores e limitando o desenvolvimento, prejudicando a produtividade e a experiência dos membros.
Qual o papel dos gestores para fortalecer a cultura organizacional?
Apesar da cultura organizacional e do home office serem assuntos tratados como “papel do RH”, os gestores desempenham um papel fundamental no fortalecimento dos dois pontos.
Afinal, eles devem servir como exemplos e líderes, incorporando os valores da empresa em suas ações e decisões, oferecendo suporte ao time e garantindo que eles estejam alinhados com a cultura organizacional.
Além disso, as lideranças devem criar um ambiente seguro e aberto, onde os membros do time se sintam à vontade para expressar suas opiniões e contribuir para o fortalecimento da cultura.
O papel do RH no fortalecimento da cultura organizacional
O setor de Recursos Humanos desempenha um papel estratégico no fortalecimento da cultura organizacional no home office, buscando tornar a experiência do colaborador ainda melhor.
Assim, é papel do RH criar e implementar programas e iniciativas que promovam a cultura da empresa, como treinamentos, workshops e atividades de integração.
RH também deve atuar como facilitador na comunicação interna, garantindo que as informações sejam transmitidas de forma clara e eficiente. Para isso, algumas práticas podem ser implementadas:
promover treinamentos e workshops virtuais sobre a cultura;
realizar pesquisas de clima organizacional para identificar lacunas e áreas de melhoria;
estabelecer canais de comunicação eficientes;
organizar eventos virtuais para promover interação e engajamento entre os times;
criar políticas e diretrizes claras que reflitam os valores e costumes da organização;
oferecer suporte e orientação aos membros para garantir que compreendam e vivenciem a cultura organizacional;
manter a transparência nas práticas de gestão de pessoas e tomada de decisões, alinhadas com a cultura organizacional.
Invista no employee experience com o GPTW
Como você pôde observar, manter e fomentar a cultura organizacional no home office é um desafio possível de ser superado. No entanto, para isso, contar com a ajuda de uma empresa especialistas torna os resultados ainda melhores!
O GPTW oferece uma avaliação completa da cultura da empresa e fornece insights e recomendações para melhorar o ambiente de trabalho. Assim, estaremos trabalhando para oferecer as melhores soluções e promover uma experiência mais positiva aos seus colaboradores, desde o processo de integração. Entre em contato e conheça a nossa consultoria de employee experience!
Ranking GPTW Bahia
Em 2024, o Ranking GPTW Bahia chega à sua 11ª edição, em parceria com o Jornal CORREIO, e trará mais uma vez a lista das melhores empresas para trabalhar no estado, de acordo com a pesquisa do instituto.
Quem quiser colocar a empresa para participar da maior pesquisa de ambiente de trabalho do mundo e ter a chance de se enquadrar nos rankings das Melhores Empresas para Trabalhar na Bahia 2023 pode aproveitar o melhor momento do ano para fazer isso acontecer.
Os critérios para participar do Ranking Bahia são:
- Ter 30 ou mais funcionários no Estado do ranking estadual;
- Estar sediada na Bahia (CNPJ da inscrição deve ser registrado na Região/Estado);
- Ser uma empresa certificada GPTW.
Como é necessário conquistar a certificação antes de se inscrever no ranking, as empresas interessadas em participar do Ranking Bahia precisam estar certificadas até 30 de março.
Vale destacar que ser ranqueada é um diferencial competitivo, pois é uma validação de que seu ambiente corporativo é saudável e, para além disso, um dos melhores de todo o Estado.
A inscrição pode ser feita através do conteudo.gptw.com.br/jornada.
O Estúdio Correio produz conteúdo sob medida para marcas, em diferentes plataformas.