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Como fortalecer a cultura organizacional no home office

O trabalho remoto apresenta desafios; entenda como superá-los

  • Foto do(a) author(a) Estúdio Correio
  • Estúdio Correio

Publicado em 15 de fevereiro de 2024 às 17:40

GPTW
GPTW Crédito: GPTW

O avanço da tecnologia e os desafios impostos pela pandemia da Covid-19 aceleraram a transição para o trabalho remoto, e a integração da cultura organizacional com o home office tornou-se ainda mais urgente.

No entanto, seja pela distância física ou a falta de interação presencial, manter essa conexão e a cultura viva da empresa passou a ser uma missão diária dos líderes e da gestão de pessoas.

Neste artigo, vamos apresentar os principais conceitos, desafios e práticas que podem ser adotadas para transmitir e melhorar a cultura organizacional no trabalho remoto. Confira!

Qual a importância da cultura organizacional no home office?

Algumas das principais razões pelas quais a cultura organizacional é fundamental no trabalho remoto são:

aumento do engajamento dos colaboradores;

ambiente de trabalho mais saudável e produtivo – mesmo com as atividades remotas;

melhoria do trabalho em equipe;

facilidade na comunicação;

alinhamento entre os times;

tomada de decisão orientada para o propósito organizacional;

desenvolvimento de uma marca empregadora mais atrativa;

maior retenção de talentos.

A cultura organizacional não é representada pelo modelo de trabalho, mas pelas crenças, valores e comportamentos que a organização valoriza e dissemina para o seu time.

Desse modo, seja com o modelo remoto ou presencial, a cultura pode e deve ser fomentada. E para isso, é preciso moldar as suas formas de aplicação conforme as necessidades e perfil do time.

Quais os principais desafios em manter a cultura organizacional no home office?

O trabalho remoto apresenta desafios para a manutenção da cultura organizacional. Afinal, a distância física e a falta de interação presencial podem dificultar a transmissão dos valores e costumes da empresa.

Dentre os mais comuns, estão:

falhas na comunicação, gerando ruídos e fomentando a rádio peão;

falta de foco no propósito organizacional;

dificuldades em manter as interações entre os times pela falta de contato presencial;

problemas em manter o alinhamento entre os integrantes da empresa;

foco excessivo no trabalho e menores esforços na geração e fortalecimento dos laços entre colaboradores;

perda do sentimento de pertencimento e queda no engajamento;

dificuldade em transmitir valores e costumes da empresa virtualmente.

Como transmitir e melhorar a cultura organizacional no home office?

Existem diversos desafios a serem enfrentados para manter a cultura organizacional no home office.

A seguir, confira algumas práticas essenciais para manter e melhorar a cultura no modelo remoto.

Ouça as pessoas

Antes de planejar estratégias e ações de mudanças, é preciso entender qual o cenário atual, e somente os colaboradores podem apresentar a realidade da empresa.

Assim, para desenvolver um processo que gere resultados significativos, é preciso sair dos “achismos” e suposições, buscando escutar as pessoas e entender:

quais as suas necessidades;

quais desafios estão sendo enfrentados;

qual a sua percepção sobre a cultura da empresa;

onde e como este cenário poderia ser melhorado.

Dê feedback frequentes

Tudo parte da comunicação, e o feedback contínuo é fundamental para alinhar as expectativas e reforçar a cultura organizacional.

Desse modo, as lideranças devem fornecer feedbacks claros e construtivos aos membros do time, valorizando suas contribuições e alinhando suas ações com os valores da empresa.

Assim, isso ajuda a manter a cultura organizacional viva e presente no dia a dia do trabalho remoto.

Ofereça momentos virtuais de convívio

É indispensável promover momentos de interação e convívio virtual entre integrantes do time, especialmente nos cenários em que a empresa conta com novos membros no time.

E isso pode ser feito por meio de videochamadas informais, happy hours virtuais, jogos online ou até mesmo encontros virtuais para celebrar conquistas e aniversários.

O objetivo desses momentos é fortalecer os laços entre os membros da equipe, promovendo um senso de pertencimento e colaboração.

Dê sequência de costumes

Não é porque o formato de trabalho mudou que os costumes e tradições devem ser esquecidos.

Manter as tradições e rituais da empresa mesmo no ambiente virtual é essencial para fortalecer a cultura organizacional.

Por exemplo, se a empresa costumava realizar reuniões matinais presenciais, é possível adaptá-las para o formato virtual.

O importante é não abandonar as práticas e rituais que ajudam a reforçar a identidade e os valores da empresa.

Faça reuniões descontraídas

Lembre-se de que as reuniões não precisam focar apenas no trabalho. Para que a cultura seja mantida e as relações estimuladas, as pessoas precisam conhecer o dia a dia, dificuldades e características umas das outras.

Essas reuniões podem ser realizadas em formato de café virtual, por exemplo, onde os participantes podem compartilhar interesses pessoais, experiências e hobbies. Essa abordagem ajuda a criar um ambiente mais descontraído e amigável, fortalecendo os laços entre os membros da equipe.

Assim, é papel dos líderes estimular esse compartilhamento saudável de informações, gostos e perfil do time!

Tenha uma comunicação interna eficiente

Uma comunicação interna eficiente é fundamental para transmitir e reforçar a cultura organizacional no home office. Utilize ferramentas de comunicação online, como chats, e-mails e intranets, para compartilhar informações relevantes, comunicados da empresa e conquistas dos colaboradores.

Além disso, a aplicação de uma comunicação assíncrona é fundamental para garantir que os gaps de comunicação sejam eliminados e uma maior flexibilidade no modelo de trabalho seja mantida.

O que é a comunicação assíncrona?

A comunicação assíncrona é aquela em que os participantes não estão envolvidos na interação em tempo real.

As mensagens são enviadas e recebidas em momentos diferentes, permitindo que cada indivíduo responda quando for conveniente.

E para que ela seja implementada, algumas práticas podem ser desenvolvidas.

use ferramentas como e-mails, mensagens de texto ou apps de mensagens.

compartilhe informações por meio de documentos online;

seja claro e objetivo nas mensagens;

organize informações de forma acessível;

utilize recursos visuais para facilitar a compreensão;

incentive a colaboração por meio de fóruns ou grupos online;

respeite diferentes fusos horários e horários flexíveis;

estabeleça diretrizes claras de uso das ferramentas;

promova transparência e disponibilidade de informações.

Centralize as informações

No ambiente virtual, é importante centralizar as informações para que todos tenham acesso fácil e rápido a documentos, políticas e diretrizes da empresa.

Para isso, você pode utilizar plataformas de armazenamento em nuvem e criar um sistema organizado de compartilhamento de arquivos, facilitando a disseminação da cultura organizacional e evitando a desinformação entre os colaboradores.

Atenção ao microgerenciamento

O microgerenciamento é uma abordagem de gestão caracterizada pelo controle excessivo e detalhado das atividades dos colaboradores.

Assim, ele envolve a supervisão constante, a exigência de relatórios minuciosos e a falta de autonomia dos funcionários.

Desse modo, quando levamos para o cenário da cultura organizacional e home office, essa conduta afeta negativamente o time, minando a confiança, desmotivando os colaboradores e limitando o desenvolvimento, prejudicando a produtividade e a experiência dos membros.

Qual o papel dos gestores para fortalecer a cultura organizacional?

Apesar da cultura organizacional e do home office serem assuntos tratados como “papel do RH”, os gestores desempenham um papel fundamental no fortalecimento dos dois pontos.

Afinal, eles devem servir como exemplos e líderes, incorporando os valores da empresa em suas ações e decisões, oferecendo suporte ao time e garantindo que eles estejam alinhados com a cultura organizacional.

Além disso, as lideranças devem criar um ambiente seguro e aberto, onde os membros do time se sintam à vontade para expressar suas opiniões e contribuir para o fortalecimento da cultura.

O papel do RH no fortalecimento da cultura organizacional

O setor de Recursos Humanos desempenha um papel estratégico no fortalecimento da cultura organizacional no home office, buscando tornar a experiência do colaborador ainda melhor.

Assim, é papel do RH criar e implementar programas e iniciativas que promovam a cultura da empresa, como treinamentos, workshops e atividades de integração.

RH também deve atuar como facilitador na comunicação interna, garantindo que as informações sejam transmitidas de forma clara e eficiente. Para isso, algumas práticas podem ser implementadas:

promover treinamentos e workshops virtuais sobre a cultura;

realizar pesquisas de clima organizacional para identificar lacunas e áreas de melhoria;

estabelecer canais de comunicação eficientes;

organizar eventos virtuais para promover interação e engajamento entre os times;

criar políticas e diretrizes claras que reflitam os valores e costumes da organização;

oferecer suporte e orientação aos membros para garantir que compreendam e vivenciem a cultura organizacional;

manter a transparência nas práticas de gestão de pessoas e tomada de decisões, alinhadas com a cultura organizacional.

Invista no employee experience com o GPTW

Como você pôde observar, manter e fomentar a cultura organizacional no home office é um desafio possível de ser superado. No entanto, para isso, contar com a ajuda de uma empresa especialistas torna os resultados ainda melhores!

O GPTW oferece uma avaliação completa da cultura da empresa e fornece insights e recomendações para melhorar o ambiente de trabalho. Assim, estaremos trabalhando para oferecer as melhores soluções e promover uma experiência mais positiva aos seus colaboradores, desde o processo de integração. Entre em contato e conheça a nossa consultoria de employee experience!

Ranking GPTW Bahia

Em 2024, o Ranking GPTW Bahia chega à sua 11ª edição, em parceria com o Jornal CORREIO, e trará mais uma vez a lista das melhores empresas para trabalhar no estado, de acordo com a pesquisa do instituto.

Quem quiser colocar a empresa para participar da maior pesquisa de ambiente de trabalho do mundo e ter a chance de se enquadrar nos rankings das Melhores Empresas para Trabalhar na Bahia 2023 pode aproveitar o melhor momento do ano para fazer isso acontecer.

Os critérios para participar do Ranking Bahia são:

- Ter 30 ou mais funcionários no Estado do ranking estadual;

- Estar sediada na Bahia (CNPJ da inscrição deve ser registrado na Região/Estado);

- Ser uma empresa certificada GPTW.

Como é necessário conquistar a certificação antes de se inscrever no ranking, as empresas interessadas em participar do Ranking Bahia precisam estar certificadas até 30 de março.

Vale destacar que ser ranqueada é um diferencial competitivo, pois é uma validação de que seu ambiente corporativo é saudável e, para além disso, um dos melhores de todo o Estado.

A inscrição pode ser feita através do conteudo.gptw.com.br/jornada.

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