Receba por email.
Cadastre-se e receba grátis as principais notícias do Correio.
Estúdio Correio
Publicado em 13 de setembro de 2024 às 10:56
A Ambev, amplamente conhecida por marcas icônicas como Brahma e Guaraná, vai muito além das bebidas. A gigante está profundamente envolvida em um compromisso social robusto, canalizado pelo BORA, HUB de inclusão produtiva lançado em 2022 com uma ambição ousada: impactar mais de 5 milhões de pessoas em 10 anos.
Conexão é a palavra de ordem no BORA, que reúne mais de 40 projetos em uma rede sólida, espalhada por todo o território nacional. Não se trata apenas de ligar quem busca emprego a quem quer contratar, mas de criar uma teia múltipla, resistente e colaborativa. E os resultados já estão aparecendo.
Carlos Pignatari, diretor de Impacto Positivo da Ambev, reforça a importância das conexões nesse processo. “Trabalhamos com parceiros locais para identificar soluções que atendam às necessidades específicas de cada comunidade", afirma.
Para se ter ideia da potência, o BORA já impactou mais de meio milhão de pessoas e está longe de parar por aí. Para alcançar essa ambição, o foco está voltado para a inclusão produtiva, ou seja, ajudar as pessoas a conquistarem uma renda digna e sustentável.
As mulheres estão no centro dessa transformação. Elas correspondem à 84% dos participantes. 69% delas são negras. Isso porque o BORA entende que incluir as populações mais vulneráveis é essencial para um futuro mais justo.
Os resultados são otimistas. Um estudo da consultoria Oppen Social mostrou que quem participa do programa tem 24% mais chances de estar empregado do que quem não participa.
Mas como tudo isso acontece na prática? Abaixo, alguns dos projetos que compõem essa iniciativa:
Bora Zé: Lançado em 2023, oferece cursos de curta duração, bolsas de estudo e conexão com vagas de emprego para entregadores e suas famílias. O projeto, feito em parceria com empresas como Generation Brasil e Stone, já impactou mais de 2.400 pessoas em 714 cidades.
VOA: Desde 2017, esse projeto apoia ONGs que promovem inclusão produtiva, ajudando a potencializar o impacto de suas ações.
Aprimore: Focado em cervejarias artesanais, esse programa oferece treinamentos, mentorias e conexão com o mercado, ajudando a transformar desafios em oportunidades.
Bora empreender com comida: o programa realizado em parceria com a Rede Mulher Emprendedora teve como objetivo formar 2.000 pequenas e microempreendedoras, com prioridade para mulheres negras e moradoras de comunidades.
Entre as empreendedoras formadas, 100 foram selecionadas para passar por mentorias e 40 receberam recurso financeiro e acompanhamento individual. Atualmente o programa está na sua segunda versão, capacitando mais duas mil mulheres no Paraná.
Outros projetos que oferecem formação tecnológica para jovens, cursos técnicos de gestão para PDVs, crédito para micro e pequenos empreendedores e investimento para catadores autônomos mostram como o BORA está em várias frentes. E aí, bora junto nessa jornada?
O Estúdio Correio produz conteúdo sob medida para marcas, em diferentes plataformas.