Acesse sua conta

Ainda não é assinante?
Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade
ou
Entre com o Google

Alterar senha

Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.

Recuperar senha

Preencha o campo abaixo com seu email.

Já tem uma conta? Entre

Alterar senha

Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.

Dados não encontrados!

Você ainda não é nosso assinante!

Mas é facil resolver isso, clique abaixo e veja como fazer parte da comunidade Correio *

ASSINE

Vitória vai disputar cinco competições em 2025: veja datas, prováveis adversários e histórico

Com um título e a classificação para a Copa Sul-Americana na conta, o saldo da temporada foi positivo para o Leão

  • Foto do(a) author(a) Alan Pinheiro
  • Alan Pinheiro

Publicado em 1 de janeiro de 2025 às 02:00

Vitória vai disputar cinco competições em 2025
Vitória vai disputar cinco competições em 2025 Crédito: Victor Ferreira/EC Vitória

O Vitória terminou 2024 com o sentimento de alívio após fugir do rebaixamento na Série A durante as rodadas finais da competição. Com um título e a classificação para a Copa Sul-Americana na conta, o saldo da temporada foi positivo. No entanto, um novo ano chega e novos objetivos serão traçados pelo Leão, que disputa cinco torneios na nova temporada.

No próximo dia 11, o Vitória estreia na temporada contra o Barcelona de Ilhéus pelo Campeonato Baiano. Essa será a primeira competição do clube baiano na temporada e está prevista para acabar no dia 26 de março. A equipe comandada pelo técnico Thiago Carpini chega ao estadual como o atual campeão. O rubro-negro venceu o seu 30º troféu do Baianão contra o Bahia, vencendo o jogo de ida por 3x2 no Barradão e empatando por 1x1 na volta.

O Vitória ficou com o título e a artilharia da competição, dividida entre Alerrandro e Osvaldo. Ambos balançaram as redes cinco vezes. Ao longo dos 13 jogos, foram nove triunfos, dois empates, duas derrotas, 24 gols marcados e nove sofridos. Além do Leão, Atlético de Alagoinhas, Bahia, Barcelona de Ilhéus, Colo-Colo, Jacobina, Jacuipense, Jequié, Juazeirense e Porto são os participantes da edição 2025 do Campeonato Baiano.

Na Copa do Nordeste, o cenário encontrado pela equipe rubro-negra é diferente do estadual. No ano passado, o Leão não conseguiu passar da fase de grupos. Por isso, o objetivo do clube é priorizar a competição. O Vitória inicia na primeira fase, com data marcada para iniciar no dia 22 de janeiro. O torneio está previsto para terminar no dia 7 de setembro.

O clube baiano terminou a fase de grupos na 5ª colocação do grupo A, fora da zona de classificação. Em oito partidas disputadas no Nordestão, foram 14 pontos conquistados através de quatro resultados positivos, dois empates e duas derrotas. O Leão anotou 12 tentos e teve as redes vazadas sete vezes.

Na Copa do Brasil, o Vitória inicia a competição na primeira fase. Pelo ranking da CBF, o time rubro-negro fica no pote B e vai enfrentar uma das equipes do pote F. Os possíveis adversários do Leão são: Humaitá (AC), Trem (AP), Ceilândia (DF), Inter de Limeira (SP), Maranhão (MA), Operário (MT), Tuna Luso (PA), Operário (MS), Concórdia (SC) e Sergipe (SE).

No ano passado, a equipe entrou direto na terceira fase. A vaga foi conquistada pelo título da Série B em 2023. O Leão, no entanto, foi eliminado pelo Botafogo e não conseguiu avançar na competição. Os cariocas venceram os baianos nos dois jogos. 1x0 no Nilton Santos e 2x1 no Barradão. Daniel Jr. marcou o único gol do Vitória na Copa do Brasil.

Principais competições

Neste ano, o Campeonato Brasileiro começa no dia 29 de março e tem sua última rodada marcada para 21 de dezembro. Em sua segunda temporada de volta à elite, o Leão busca fazer uma campanha mais tranquila em relação ao que aconteceu em 2024. Santos, Mirassol, Ceará e Sport subiram da segunda divisão e são os novos adversários dos rubro-negros nesta temporada.

O Leão terminou a última Série A na 11ª posição, com 47 pontos somados ao longo das 38 rodadas. 13 confrontos foram vencidos pelos rubro-negros, enquanto 17 foram perdidos e oito jogos terminaram em empate. O Vitória teve as redes vazadas 52 vezes e marcou 47 gols, sendo 15 anotados por Alerrandro. O camisa nove terminou como artilheiro da competição, empatado com Yuri Alberto, do Corinthians.

A novidade em relação a 2024 é a Copa Sul-Americana. O Vitória não disputava uma competição internacional desde 2016, quando foi eliminado pelo Coritiba. A equipe baiana entra direto na fase de grupos, que terá o sorteio realizado no dia 19 de março. O primeiro jogo do Leão está marcado para o início de abril.