Receba por email.
Cadastre-se e receba grátis as principais notícias do Correio.
Alan Pinheiro
Publicado em 23 de novembro de 2024 às 07:14
Faltam quatro partidas para o Campeonato Brasileiro acabar e o Vitória está se encaminhando para a permanência na primeira divisão. Com a 12ª colocação e 41 pontos na conta, o Leão vai ao Rio de Janeiro com a missão de desbancar o líder da Série A dentro de seus domínios e aumentar a probabilidade de continuar na elite. Em partida válida pela 35ª rodada, o confronto com os cariocas ocorre neste sábado (23), a partir das 19h30.
Líder da Série A, o Fogão soma 69 pontos no campeonato e entra no jogo contra o Leão pressionado para pontuar. Com apenas dois pontos de diferença para o Palmeiras, os comandados de Artur Jorge podem ser ultrapassados caso tropecem. Como ponto de preocupação para os rubro-negros, o time já encarou o rival da rodada em outras três oportunidades em 2024 e saiu de campo derrotado em todos os confrontos.
O primeiro duelo ocorreu pela Copa do Brasil, quando o time baiano ainda era comandado por Léo Condé e perdeu por 1x0. No jogo de volta, o comando técnico do Leão já havia mudado. No jogo de estreia de Carpini, mais um revés para os alvinegros, desta vez por 2x1. No primeiro turno do Brasileirão, o Vitória também foi derrotado pelo placar mínimo.
Apesar do retrospecto negativo em 2024, a história entre os dois times mostrou-se equilibrada. Foram 49 partidas realizadas entre Botafogo e Vitória na história. Entre três competições, cada lado divide 17 resultados positivos, enquanto 14 partidas terminaram empatadas. Como visitante, o Leão tem apenas seis vitórias, enquanto perdeu oito jogos, mesmo número de empates. O último revés dos cariocas para o clube baiano aconteceu em 2017, quando o rubro-negro venceu por 3x2 no Nilton Santos.
Reencontrando o adversário da estreia, Thiago Carpini vai contar com a volta do atacante Everaldo. O jogador cumpriu suspensão diante do Criciúma, na última rodada. Ao contrário dos últimos jogos, o comandante não terá novas baixas e poderá ir com força total.
No entanto, a dúvida fica por conta do esquema escolhido pelo treinador. A tendência é de que o desenho com três zagueiros volte a ser utilizado. Com isso, Edu retornaria para a titularidade e um dos pontas seria sacrificado. Pelo rendimento em campo, o mais provável é que Mosquito seja o escolhido.
Provável escalação do Vitória: Lucas Arcanjo; Raúl Cáceres, Edu, Neris, Wagner Leonardo e Lucas Esteves; Ricardo Ryller e Willian Oliveira; Matheusinho, Carlos Eduardo e Alerrandro.
Além da equipe ocupar a primeira colocação na tabela do Campeonato Brasileiro, o Botafogo está classificado para a final da Libertadores. Junto a isso, o alvinegro detém a marca de ser o quarto melhor mandante da Série A, com 37 pontos conquistados em 17 jogos e apenas duas derrotas frente ao seu torcedor. O desempenho equivale a um aproveitamento de 72%.
Para o jogo deste sábado, o português Artur Jorge não vai contar com o zagueiro Barboza e o atacante Luiz Henrique. Os jogadores foram expulsos no embate contra o Atlético-MG e ficam de fora. Há ainda a possibilidade de que outros jogadores sejam poupados para a partida decisiva contra o Palmeiras, na terça-feira (6).
Em contrapartida, o Vitória é o sétimo clube com mais pontos conquistados fora de casa no Brasileirão. São 18 somados em 17 partidas na competição, o que equivale a um aproveitamento de 35%.
Provável escalação do Botafogo: John; Vitinho, Bastos, Adryelson e Alex Telles; Marlon Freitas e Gregore; Matheus Martins (Jeffinho), Savarino e Almada; Igor Jesus.