Acesse sua conta

Ainda não é assinante?
Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade
ou
Entre com o Google

Alterar senha

Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.

Recuperar senha

Preencha o campo abaixo com seu email.

Já tem uma conta? Entre

Alterar senha

Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.

Dados não encontrados!

Você ainda não é nosso assinante!

Mas é facil resolver isso, clique abaixo e veja como fazer parte da comunidade Correio *

ASSINE

Vitória segura o ex-líder do Brasileirão e empata com o Botafogo no Nilton Santos

Time rubro-negro pressionou, marcou cedo e tomou o empate no final do segundo tempo

  • Foto do(a) author(a) Marina Branco
  • Marina Branco

Publicado em 23 de novembro de 2024 às 21:38

Vitória empata com Botafogo no Nilton Santos
Vitória empata com Botafogo no Nilton Santos Crédito: Victor Ferreira/EC Vitória

Na primeira partida após a sequência de cinco confrontos diretos, o Vitória foi ao Rio de Janeiro para encontrar o então líder do Brasileirão pela 35ª rodada do torneio. Frente ao Botafogo, o time que segue na 12ª colocação da tabela e luta para se manter na Série A em 2025 sentiu pouco a pressão, e apertou o adversário no Nilton Santos, apesar do empate em 1 a 1.

Vindo de placares iguais nos últimos dois jogos, o Fogão não se reergueu frente ao Vitória, que dificultou para o líder da tabela, e pressionou do início ao fim. Com tentativa já no primeiro minuto de jogo e gol de Alerrandro aos 19 da primeira etapa, o Leão contrariou as estatísticas de posse de bola e finalização.

Foi no finalzinho, após os 40 da segunda metade, que um gol contra de Wagner Leonardo trouxe um respiro para o Botafogo, que voltou ao território conhecido do empate. Com o resultado, o antes líder da tabela caiu para o segundo lugar, superado pelo Palmeiras, e o Vitória finalizou a partida com gostinho de conquista.

O JOGO

A vontade do Leão da Barra se mostrou logo de cara, quando ainda no primeiro minuto de jogo, criou a primeira chance de gol. Com cruzamento de Cáceres pela ponta direita, a bola passou por Tchê Tchê e Janderson, chegando a Willian Oliveira, que quase finalizou na trave esquerda.

As tentativas seguiram, e o torcedor rubro-negro não teve nem tempo de se decepcionar. Aos 19 minutos do primeiro tempo, as redes do Nilton Santos se balançaram pelo Vitória, com gol de Alerrandro vindo da mesma ponta direita do primeiro lance, com chute cruzado no canto do gol.

Ainda que tivesse mais posse de bola, e ao longo do jogo, fosse o time que finalizou mais vezes, o Botafogo não respondeu ao gol de Alerrandro à altura. Mas se houve alguém no alvinegro que tentou, foi definitivamente Savarino. Responsável por chutes a gol aos 14, 24 e 32 minutos do primeiro tempo, o atacante buscou pressionar o time rubro-negro, e representou o maior risco do lado do Botafogo.

O torcedor botafoguense vaiou Tchê Tchê a cada toque na bola, insatisfeito com o risco que o time vinha correndo. Na volta do intervalo, a chance de um Botafogo reconstruído e fazendo jus à que não era mais primeira colocação na tabela não foi aproveitada, e o time chegou para um jogo acirrado contra o Vitória.

Não foi por falta de tentativa - foram mais de 20 finalizações alvinegras, contra menos de dez rubro-negras. Savarino, como ao longo de todo o jogo, seguiu tentando, aproveitando rebotes e trabalhando a bola quase sempre dentro da área de voleio.

Com os ânimos à flor da pele, a vida do Fogão ressurgiu no finalzinho, com uma ajuda do Leão. Aos 42 minutos da segunda etapa, Wagner Leonardo marcou contra, com uma bola vinda do cabeceio de Tiquinho Soares.

A partida se encerrou com lances perigosos de ambos os lados, em bolas que iam de uma área à outra sempre com esperanças de gol. Em meio a confusões e cartões, incluindo um vermelho nos acréscimos para Tiquinho Soares por briga com a arbitragem, foi encerrado mais um empate para o alvinegro que já vem se acostumando.

FICHA TÉCNICA

Botafogo 1 x 1 Vitória - 35ª rodada do Campeonato Brasileiro

Botafogo: John; Vitinho (Mateo Ponte), Bastos, Adryelson e Cuiabano; Gregore (Óscar Romero) e Tchê Tchê (Eduardo); Savarino, Almada (Matheus Martins) e Júnior Santos (Tiquinho Soares); Igor Jesus. Técnico: Artur Jorge.

Vitória: Lucas Arcanjo; Raúl Cáceres (Willean Lepo), Edu, Neris, Wagner Leonardo e Lucas Esteves; Ricardo Ryller (Machado) e Willian Oliveira; Matheusinho (Gustavo Mosquito), Janderson (Carlos Eduardo) e Alerrandro (Léo Naldi). Técnico: Thiago Carpini.

Local: Nilton Santos (Engenhão)

Gols: Alerrandro, aos 19 minutos do primeiro tempo, e Wagner Leonardo (contra) aos 42 minutos do segundo tempo

Cartões amarelos: Gregore, Mateo Ponte, Thiago Lopes, Artur Jorge, Cuiabano (Botafogo), Willian Oliveira, PK, Lucas Esteves e Carlos Eduardo (Vitória)

Cartão vermelho: Tiquinho Soares (Botafogo)

Arbitragem: Ramon Abatti Abel (SC), auxiliado por Alex dos Santos (SC) e Victor Hugo Imazu dos Santos (PR)

VAR: Marco Aurelio Augusto Fazekas Ferreira (MG)