Receba por email.
Cadastre-se e receba grátis as principais notícias do Correio.
Giuliana Mancini
Publicado em 21 de novembro de 2024 às 16:03
A cada rodada que passa, o Vitória fica mais perto de confirmar a permanência na primeira divisão do Campeonato Brasileiro. O Leão passou com louvor pela dura sequência de cinco confrontos diretos contra adversários nesta briga, somando 12 pontos de 15 possíveis - um aproveitamento de 80%.
O 'corredor polonês' começou com o pé direito, com 1x0 sobre o Red Bull Bragantino, em casa. Depois, vieram dois triunfos por 2x1, sobre Fluminense (no Barradão) e Athletico-PR (na Ligga Arena). A única derrota nesta saga ocorreu diante do Corinthians, por 2x1, em Salvador. Mas, na quarta-feira (20), o time baiano voltou a se dar bem e venceu o Criciúma por 1x0, no Heriberto Hülse.
"A moral do grupo está muito boa. Nos últimos cinco jogos tivemos uma derrota. Nos últimos nove jogos tivemos duas derrotas. Isso é muito difícil. A gente trabalha com muita convicção do que está sendo feito. Mesmo perdendo do Corinthians, perdemos jogando futebol. Muito confiança para os atletas performarem", disse o técnico Thiago Carpini, após o último duelo.
Graças à ótima sequência, a matemática passou a ficar do lado vermelho e preto. Agora com 41 pontos, o Vitória tem somente 3,3% de chance de ser rebaixado, segundo o Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Ou seja, a probabilidade de se manter na Série A na próxima temporada é de 96,7%.
Para confirmar a permanência, o Leão terá mais quatro partidas pela frente. A começar pelo duelo contra o líder do Brasileirão, o Botafogo, neste sábado (23), às 19h30, no Nilton Santos. Depois, os embates serão contra Fortaleza e Grêmio, ambos em casa, e Flamengo, fora.
A pontuação
O senso comum indica que 45 pontos é o suficiente para que um time não seja rebaixado - embora uma exceção tenha acontecido em 2009, quando o Coritiba caiu com essa mesma pontuação. Mas, de acordo com a UFMG, as chances de descenso para quem encerrar a Série A com 45 é de apenas 0,324% atualmente.
Para chegar lá, o rubro-negro teria que somar mais 4 pontos nos quatro compromissos finais. Ou seja, teria que obter um aproveitamento de apenas 33,3% - bem menor do que o rendimento apresentado pelo time do técnico Thiago Carpini neste segundo turno, de 57,8%. No geral, o desempenho da equipe no Campeonato Brasileiro também é maior, de 40%.
"Acho que o comprometimento dos atletas e a crença deles nas nossas ideias. Foi um trabalho de reconstrução a partir do momento em que assumi, lá na 7ª rodada, com um ponto no campeonato. Mudamos o padrão de jogo com novas ideias, e naturalmente oscilamos antes de encontrar o caminho", afirmou Carpini.
"Temos uma maneira de jogar, e sabemos jogar os jogos de maneira competitiva. O compromisso dos atletas dentro do nosso esquema é fundamental para chegarmos nesse momento. O resultado de hoje [contra o Criciúma] nos coloca em uma posição mais favorável em busca da permanência. Agora, é seguir o trabalho para tentar pontuar contra o Botafogo", completou o treinador.
Probabilidade de rebaixamento pela pontuação:*
47 pontos - 0%
46 pontos - 0,013%
45 pontos - 0,324%
44 pontos - 3,672%
43 pontos - 21,144%
Os quatro últimos jogos do Vitória:
Botafogo x Vitória - sábado (23), às 19h30, no Nilton Santos (Engenhão), no Rio de Janeiro
Vitória x Fortaleza - dia 1º de dezembro (um domingo), às 18:30, no Barradão
Vitória x Grêmio - a definir (data-base é 04 de dezembro, uma quarta-feira)
Flamengo x Vitória - a definir (data-base é 08 de dezembro, um domingo)
*Dados da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)