Receba por email.
Cadastre-se e receba grátis as principais notícias do Correio.
Alan Pinheiro
Publicado em 7 de novembro de 2024 às 02:00
São quatro jogos e três triunfos seguidos do Vitória desde o último revés no Campeonato Brasileiro. O rendimento ao longo desses 38 dias dá margem para o torcedor esperar mais um resultado positivo neste sábado, quando o Leão encara o Corinthians, no Barradão, às 16h30. No entanto, será preciso quebrar um tabu diante do rival paulista.
O retrospecto do confronto aponta um jejum de oito anos do rubro-negro sem ganhar do Timão em Salvador. Com o time vermelho e preto como mandante, foram disputados 19 jogos entre as equipes, com cinco triunfos do Vitória, oito empates e seis resultados positivos do Corinthians.
A última vez que o clube baiano venceu os paulistas em casa foi em 2016, na segunda rodada do torneio nacional. Na ocasião, os anfitriões ganharam por 3x2, com gols de Leandro Domingues, Marinho e Kieza.
“O Leão rugiu mais alto. Não se intimidou ao encarar o Corinthians, atual campeão brasileiro, e mostrou quem manda no Barradão. (...) O Corinthians pode até ser um time de tradição, ostentar a marca de atual campeão brasileiro e ter seis títulos brasileiros, mas vale o ditado. É bom, mas não é dois”, disse o CORREIO à época.
Desde esse confronto, aconteceram apenas mais três partidas em território baiano, com dois empates e uma derrota para o rubro-negro.
No retrospecto geral do duelo, o Corinthians tem uma larga vantagem em relação ao Vitória. Em 44 jogos travados entre as duas equipes desde o Brasileirão de 1972, o Leão ganhou apenas seis vezes, contra 25 triunfos paulistas. Outros 13 embates terminaram empatados.
Das seis oportunidades em que os torcedores rubro-negros conseguiram comemorar, somente uma delas veio com o clube baiano como visitante.
Em partida válida pela 21ª rodada do Campeonato Brasileiro de 2017, o Vitória ganhou por 1x0, com gol do atacante colombiano Santiago Tréllez. Na época, o Corinthians era o líder da Série A, mas sofreu o sabor amargo da derrota após 34 jogos de invencibilidade. Vale lembrar que o Timão foi o campeão daquela edição.
Também naquele Brasileirão, o Leão passou por um momento parecido com a fase atual. O primeiro turno acabou com o rubro-negro em 18º, dentro da zona de rebaixamento. No returno, porém, o time vermelho e preto conseguiu melhorar o desempenho e finalizou o campeonato fora do Z4, na 16ª colocação.
Ainda de acordo com o retrospecto, a vitória mais elástica do Leão ante o adversário paulista foi com o placar de 2x0, registrada duas vezes: tanto no Brasileirão de 1996 como na Copa do Brasil de 2004. Já a maior derrota veio no Campeonato Brasileiro de 1980. Na ocasião, os baianos saíram de campo goleados por 6x2.