Vitória fecha com o meia-atacante Luan, ex-Grêmio e Corinthians

Jogador de 30 anos deve assinar com o Vitória por uma temporada

  • Foto do(a) author(a) Giuliana Mancini
  • Giuliana Mancini

Publicado em 11 de janeiro de 2024 às 19:07

Luan Grêmio
Luan deixou o Grêmio ao fim da temporada passada Crédito: Lucas Uebel/Grêmio

O meia-atacante Luan é o mais novo reforço do Vitória para a temporada 2024. O jogador, que defendeu o Grêmio no ano passado, chegará com contrato de um ano. A informação foi confirmada ao CORREIO pelo presidente rubro-negro, Fábio Mota. "Temos conversas avançadas", falou.

Aos 30 anos, Luan estava livre no mercado após deixar o Grêmio. Era a segunda passagem do jogador pelo Imortal, onde se tornou ídolo pelo título da Libertadores de 2017. Esperava-se, inclusive, que o camisa 7 seguisse no clube gaúcho para a temporada 2024, mas o contrato não foi renovado. 

O retorno do meia-atacante ao Grêmio foi confirmado no fim de julho do ano passado. Ele disputou apenas cinco jogos na Série A, todos entrando na reta final do segundo tempo. No total, esteve em campo por apenas 45 minutos, sem contar acréscimos. Não conseguiu contribuir com gol ou assistência.

Formado na base do tricolor gaúcho, ele viveu grande momento na carreira entre 2016 e 2017, quando foi peça-chave do time do técnico Renato Portaluppi que conquistou os títulos da Copa do Brasil e da Libertadores. Em 2017, ano do tri continental, o camisa 7 foi eleito o Rei da América na tradicional premiação do jornal uruguaio El País. Naquele ano, chegou até à seleção brasileira.

Após cair de rendimento e perder espaço no clube, Luan foi negociado com o Corinthians em dezembro de 2019.  O Timão pagou 5 milhões de euros (R$ 22,7 milhões, na cotação da época) para ficar com 50% dos direitos econômicos do jogador. A negociação também envolvia valores que estavam pendentes na negociação de Juninho Capixaba para o Imortal.

O meia-atacante, porém, não entregou o rendimento esperado pelo Corinthians. Assim, foi emprestado ao Santos em 2022. Pelo Peixe, disputou somente oito jogos, marcou um gol e deu uma assistência. Retornou ao Timão para a temporada seguinte, mas não foi utilizado em qualquer partida.