Acesse sua conta

Ainda não é assinante?
Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade
ou
Entre com o Google

Alterar senha

Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.

Recuperar senha

Preencha o campo abaixo com seu email.

Já tem uma conta? Entre

Alterar senha

Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.

Dados não encontrados!

Você ainda não é nosso assinante!

Mas é facil resolver isso, clique abaixo e veja como fazer parte da comunidade Correio *

ASSINE

Vitória é o segundo time com mais resultados positivos na carreira de Carpini

Em contato com o CORREIO, o Leão informou que há o interesse de extensão do contrato, mas conversas para uma renovação devem ocorrer assim que a competição terminar

  • Foto do(a) author(a) Alan Pinheiro
  • Alan Pinheiro

Publicado em 26 de novembro de 2024 às 16:25

Vitória vai se tornar o clube com mais jogos sob o comando de Carpini na carreira ao final da Série A
Vitória vai se tornar o clube com mais jogos sob o comando de Carpini na carreira ao final da Série A Crédito: Victor Ferreira/EC Vitória

Não é novidade que o trabalho realizado por Thiago Carpini no Vitória vem rendendo frutos no Campeonato Brasileiro. Com 31 jogos disputados, o treinador vê o rubro-negro como a segunda equipe com mais resultados positivos em sua carreira. Diante do bom desempenho, o clube tem interesse de extensão do contrato do comandante. Mas, em contato com o CORREIO, o Leão informou que as conversas para uma renovação devem ocorrer quando a Série A terminar.

Até aqui, Carpini conquistou 12 vitórias, cinco empates e 14 derrotas à frente do time rubro-negro. O número de triunfos é igual ao período de comando no Guarani. Mas, lá, a marca não foi conquistada na primeira divisão do Brasileirão, e sim no Campeonato Paulista e na Série B. A passagem, entre 2019 e 2020, também incluiu seis empates e 15 derrotas.

Ainda ao longo da carreira do treinador, somente a campanha no Juventude, na Segundona do ano passado, teve um número de resultados positivos superior: 17. O técnico acumulou ainda 11 empates e quatro derrotas. Como ainda faltam três jogos a disputar na Série A atual, há chances que o Vitória ultrapasse o time gaúcho e se torne o clube com mais triunfos na carreira de Carpini.

Aliás, a tendência é de que o Leão vire o time com mais partidas sob o comando do profissional de 40 anos. Contra o Fortaleza, no Barradão, neste domingo (1º), o treinador vai igualar o número de duelos à frente do Juventude (32). Já contra o Grêmio, na próxima quarta-feira (4), também em casa irá empatar com o Guarani - Carpini comandou o clube paulista em 33 confrontos. O embate final será diante do Flamengo, no dia 8, no Maracanã.

Campanha de permanência

O bom desempenho do treinador em Salvador colocou o Vitória de volta aos eixos após um início conturbado, com apenas um ponto conquistado nas cinco primeiras rodadas. O roteiro, inclusive, foi parecido com o contexto da chegada de Carpini no Juventude.

Depois de terminar o primeiro turno dentro do Z4, com somente 26% de aproveitamento, o Leão deu a esperada guinada na metade final do Brasileirão. Foi no returno que o time se superou de vez e encaminhou a permanência na elite do futebol nacional.

Nos 16 jogos realizados neste recorte, o rubro-negro conquistou 27 pontos, com oito triunfos, três empates e cinco derrotas. O aproveitamento no período, de 56,3%, faz o Vitória ter a 6ª melhor campanha do segundo turno, empatado com o São Paulo.

A pontuação somada deixou o clube baiano com 42 pontos. Com três rodadas para acabar a Série A, a equipe ainda pode chegar aos 51 pontos. No entanto, apenas mais três seriam necessários para sacramentar uma nova temporada na primeira divisão. De acordo com cálculos da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), os 45 pontos garantiriam, neste momento, 99,946% de probabilidade de permanência.

Carpini, porém, prefere manter a cautela e pensar nas próximas partidas. “Temos um jogo difícil em casa contra o Fortaleza, um clássico regional. Sabemos a dificuldade que vai ser, mas precisamos somar pontos para garantir a pontuação que nos mantém na Série A. Depois pensamos em coisas maiores na competição”, afirmou.