Acesse sua conta

Ainda não é assinante?
Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade
ou
Entre com o Google

Alterar senha

Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.

Recuperar senha

Preencha o campo abaixo com seu email.

Já tem uma conta? Entre

Alterar senha

Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.

Dados não encontrados!

Você ainda não é nosso assinante!

Mas é facil resolver isso, clique abaixo e veja como fazer parte da comunidade Correio *

ASSINE

Veja os cenários em que o Vitória pode garantir permanência na Série A na próxima rodada

Rubro-negro precisa vencer o Fortaleza neste domingo (1º) e torcer por combinação de resultados

  • Foto do(a) author(a) Alan Pinheiro
  • Alan Pinheiro

Publicado em 27 de novembro de 2024 às 16:24

Vitória pode cravar permanência contra o Fortaleza
Vitória pode cravar permanência contra o Fortaleza Crédito: Victor Ferreira/EC Vitória

O Cuiabá se juntou ao Atlético-GO e está matematicamente rebaixado à Série B do Campeonato Brasileiro. Após a confirmação,  sobram apenas duas vagas no Z-4 para as equipes que lutam contra a degola. O empate diante do Botafogo, pela 35ª rodada, deixou o Vitória próximo de cravar a permanência, o que já pode acontecer neste fim de semana. No domingo (1º), em confronto contra o Fortaleza no Barradão, o rubro-negro pode assegurar a vaga na primeira divisão nacional na próxima temporada.

Faltam três rodadas para a Série A ser encerrada. Nesta reta final, além de enfrentar o time cearense, o Leão baiano vai encarar o Grêmio, também em casa, e o Flamengo, fora. Neste momento, o risco de rebaixamento é de 1,4%, de acordo com o departamento de matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). O cálculo é feito a cada rodada.

Diante disso, o CORREIO traçou os cenários possíveis para que o torcedor rubro-negro possa, enfim, comemorar a permanência na primeira divisão já ao fim da 36ª rodada do Brasileirão. O duelo contra o Fortaleza está marcado para às 18h30 do domingo (1º).

Em caso de vitória

Se ganhar do Fortaleza, o Vitória depende de duas entre três combinações de resultados possíveis para garantir a permanência:

  • - Red Bull Bragantino não pode ganhar do Cruzeiro e/ou
  • - Criciúma não pode ganhar do Corinthians e/ou
  • - Fluminense tem que perder do Athletico-PR

Quando o torcedor do Leão estiver se encaminhando para o Barradão, já saberá o resultado dos catarinenses. O Criciúma receberá o Corinthians no sábado (30), às 19h30, no Heriberto Hülse. Em caso de triunfo do Tigre, o Vitória precisará de um tropeço do Red Bull Bragantino, além de uma derrota do Fluminense. O Massa Bruta pega o Cruzeiro no domingo (1º), às 18h30, no Nabi Abi Chedid. Já o tricolor carioca visita o Athletico-PR na Ligga Arena, no mesmo dia e horário.

De acordo com os cálculos da UFMG, os três adversários na briga contra o rebaixamento são os que possuem mais chances de terminar na zona da degola e se juntar a Atlético-GO e Cuiabá. Na 'liderança' desse ranking, o Bragantino soma 69,9% de probabilidade, enquanto o Criciúma tem 66,1% e o Fluminense aparece com 37,3%.

Em caso de empate

Se empatar, o Vitória ainda não garante a permanência na 36ª rodada. O resultado, porém, não deixaria os comandados de Thiago Carpini dentro do Z-4. No pior cenário, o rubro-negro poderia acabar em 14º. Tal situação aconteceria em caso de triunfo de Vasco e Athletico-PR. Neste caso, o Leão ainda teria três pontos de gordura para a zona de rebaixamento.

Em caso de derrota

Se perder, o Vitória também não tem chances de comemorar a permanência na 36ª rodada do Campeonato Brasileiro. Em caso de resultados positivos das equipes que estão abaixo na tabela de classificação, o Leão pode terminar o fim de semana a dois pontos do Z-4.

Após enfrentar o Fortaleza, o Leão voltará ao Barradão para medir forças com o Grêmio na quarta-feira (4), às 20h. Já o duelo contra o Flamengo, na última rodada do Brasileirão, está marcado para o dia 8 de dezembro, um domingo, às 16h, no Maracanã.