Receba por email.
Cadastre-se e receba grátis as principais notícias do Correio.
Alan Pinheiro
Publicado em 2 de dezembro de 2024 às 20:30
Chegar aos 45 pontos fez o torcedor do Vitória deixar escapar um suspiro de alívio após passar a Série A brigando contra o rebaixamento. Se o peso da degola não existe mais, o sonho de disputar uma competição internacional tomou conta dos anseios rubro-negros. Na 10ª posição, o Leão ainda pode sonhar com a classificação para a Pré-Libertadores.
Em entrevista coletiva após a rodada passada, o técnico Thiago Carpini comemorou a permanência na primeira divisão, mas enfatizou que o objetivo se tornou maior com os últimos jogos. “Nós temos mais dois jogos pela frente. Ainda não acabou. Nós merecemos. É um momento muito especial, a cada jogo é um sentimento diferente. A gente já começa a aprender as músicas. Obrigado ao torcedor, aos meus atletas. Obrigado pela paciência e pelo respeito. A gente sai muito melhor”, deu o recado.
De acordo com cálculos do departamento de matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), o Vitória tem atualmente 2,7% de chance de jogar a competição no próximo ano. Apesar de ser um número baixo, a torcida rubro-negra já se acostumou com os “2%” nos últimos anos. Foi assim na Série C e continuou dessa forma na conquista da segunda divisão.
Para chegar à Pré-Libertadores, o Vitória precisa terminar na sétima ou oitava colocação da tabela de classificação. Junto na briga pelas duas vagas, Bahia e Corinthians possuem maior probabilidade de ir à competição, enquanto o Cruzeiro surge como uma terceira opção.
Em relação ao desempenho da equipe, os comandados de Thiago Carpini precisam vencer os jogos contra Grêmio e Flamengo para chegar aos 51 pontos e ter chances de estar entre os oito primeiros. Além das vitórias, é preciso torcer por uma combinação de resultados dessas equipes.
Nesta terça-feira (3), Bahia e Corinthians se enfrentam na Neo Química Arena. Já na última rodada, o rival do Vitória recebe o Atlético-GO, enquanto o alvinegro paulista enfrenta o Grêmio, no Rio Grande do Sul. O Cruzeiro recebe o Palmeiras e, em seguida, encara o Juventude.
Chegar na Libertadores significa “ligar o secador” para dois desses times na reta final. Um exemplo seria o Cruzeiro empatar os dois jogos, o vencedor do confronto entre Bahia e Corinthians vencer novamente na 38ª rodada e a outra equipe sofrer um novo revés na última rodada. Caso a partida termine empatada, os baianos ou paulistas não podem vencer os seus jogos.
Apesar do sonho se manter vivo, a tendência é de que o Leão se classifique para disputar a Sul-Americana na próxima temporada. Segundo a UFMG, o Vitória atualmente tem 96,9% de chance de ir para a competição. Caso vença um dos dois jogos restantes, a universidade crava que os 48 pontos garantem matematicamente o clube.