Receba por email.
Cadastre-se e receba grátis as principais notícias do Correio.
Marina Branco
Publicado em 28 de novembro de 2024 às 13:14
A final da Libertadores está cada vez mais próxima, e os detalhes que consagrarão Botafogo ou Atlético-MG como campeão já estão se acertando. Um deles, é o grande troféu, que chega com algumas novidades para as mãos do vencedor de 2024.
A base do troféu foi ampliada, e agora conta com nove filas, abrindo espaço para mais oito plaquinhas dos próximos campeões serem adicionadas. O troféu será entregue neste sábado (30), e teve suas mudanças anunciadas por Alejandro Domínguez, presidente da Confederação Sul-Americana de Futebol.
“O troféu da Conmebol Libertadores foi atualizado para 2024! Renovamos o símbolo mais emblemático do futebol sul-americano, mantendo sua essência histórica enquanto adaptamos a novas gerações e aos feitos acumulados. Nesta edição, a base do troféu foi ampliada para nove filas, com capacidade para mais oito campeões, substituindo as oito filas prévias”, contou em suas redes sociais.
O troféu já havia sido alterado anteriormente, para adicionar novos campeões. A versão original tinha 16 placas, para campeões de 1960 a 1977, e depois foi aumentado em uma linha, com mais seis vagas.
Em 1983, chegou uma nova coluna, e até 2004 a prática foi incluir nomes na borda do pedestal. Tudo mudou quando, nas comemorações do título do Once Caldas, a taça foi quebrada.
No novo troféu, as placas passaram a ser de prata, e em 2021, a restauração completa foi feita. O molde do novo prêmio era o original de 1960, criando o troféu mais semelhante a ele possível.