Trinta atletas de Salvador recebem ajuda de custo para competições nacionais e internacionais

Projeto cobrirá hospedagens, alimentação e passagens aéreas para os esportistas

Publicado em 28 de agosto de 2024 às 14:35

Distribuição da ajuda de custo a atletas
Distribuição da ajuda de custo a atletas Crédito: Vitor Santos/Sempre

Trinta atletas e paratletas soteropolitanos vão receber ajuda de custo da Prefeitura de Salvador para participar em competições esportivas. O termo de compromisso do projeto foi assinado em uma ação realizada nesta segunda-feira (26). O projeto Ajuda de Custo levará esportistas brasileiros inclusive a disputas internacionais, como os ISA Games em Copenhagen, Dinamarca, e o Campeonato Mundial de Karatê em Vila do Conde, Portugal.

A iniciativa é organizada pela Secretaria de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre), e atenderá também campeonatos nacionais, como o XXXV Troféu Walter Figueiredo e Silva em Manaus/AM. O apoio de custo inclui despesas de hospedagem, alimentação, e até mesmo passagens aéreas.

No paddleboard, esporte popularmente conhecido como stand-up e disputado com o atleta remando de pé em pranchas na água, Jader Andrade São Pedro receberá a ajuda de custo para disputar o ISA Games. Ele, que pratica o esporte desde 2017, foi campeão brasileiro nas três últimas temporadas nacionais, e vai à Dinamarca disputar mundialmente. “A gente se classifica para representar a nação, mas não tem a garantia de que vai conseguir competir”, disse ele.

Outro atleta que receberá o auxílio é Diego Alves, faixa preta do primeiro dan de Karatê-Dô. “É especialmente significativa para atletas que não têm condições de sair de Salvador, ou mesmo da Bahia. Será uma experiência única para mim, pois passei oito anos sem participar de eventos fora do estado”, disse Diego, que disputará o Campeonato Brasileiro de Karatê-Dô na cidade de Trindade (GO).

O projeto já concedeu mais de trezentos benefícios, possibilitando o acesso dos atletas brasileiros a competições de alto nível. Para Júnior Magalhães, secretário da Sempre, a essencialidade do projeto vai além do esporte, perpassando áreas da sociedade como um todo. “Este investimento faz parte de uma iniciativa mais ampla da Prefeitura de Salvador em promover o esporte como ferramenta de inclusão social e desenvolvimento pessoal”.

Atletas assinando o termo de acesso à ajuda de custo
Atletas assinando o termo de acesso à ajuda de custo Crédito: Vitor Santos/Sempre

Atletas que desejem acessar a Ajuda de Custo no futuro devem se inscrever no site https://salvadordigital.salvador.ba.gov.br/buscar/q=ajuda. O cadastro deve ser feito no mínimo sessenta dias antes do início da competição almejada.