Receba por email.
Cadastre-se e receba grátis as principais notícias do Correio.
Alan Pinheiro
Publicado em 20 de dezembro de 2024 às 02:00
O sucesso de um time de futebol depende de diversos fatores que condicionam as probabilidades de sair de campo com um resultado positivo. Se o Vitória conseguiu fechar o ano como campeão estadual e esbanjando, com orgulho, a classificação para a Copa Sul-Americana, uma das razões foi a boa fase dos jogadores. Ao menos sete atletas do Leão fizeram em 2024 suas temporadas mais produtivas.
O maior destaque rubro-negro foi o centroavante Alerrandro, que terminou a temporada como artilheiro do Campeonato Brasileiro. O camisa 9 balançou as redes 15 vezes na Série A, uma na Copa do Nordeste e mais cinco no Baianão. Além dos 21 gols, o jogador também contribuiu com sete assistências, chegando a 28 participações diretas. O número é o dobro do realizado por Alerrandro com a camisa do Atlético-MG, em 2019.
Outro destaque da temporada foi Matheuzinho, peça fundamental para a manutenção na primeira divisão. O meia foi o líder de assistências do Vitória em 2024, com 10 passes para gols. Além disso, anotou seis tentos. As 16 participações diretas representam um aumento de 266% em relação à temporada passada, quando Matheuzinho defendeu Ypiranga-RS e Vitória e contribuiu para seis gols (marcou três e deu três assistências).
Após o jogo contra o Atlético-MG, pela 14ª rodada do Brasileirão, o volante Willian Oliveira chegou a ocupar o posto de artilheiro da competição, com cinco gols. O jogador fechou 2024 com um total de seis tentos anotados, além de duas assistências. A “veia de atacante” ajudou Willian a superar sua passagem pelo Botafogo-SP, onde marcou três gols.
A dupla que guardava o lado esquerdo foi uma unanimidade da defesa rubro-negra durante a Série A: Wagner Leonardo e Lucas Esteves. Os dois também superaram suas marcas em 2024, cada um com seis participações diretas em gols. Enquanto o zagueiro artilheiro balançou as redes seis vezes - uma a mais em relação ao ano passado -, o lateral se destacou mais pelos passes: foram quatro assistências, além de dois gols. Em 2023, Esteves tinha contribuído com três passes (dois pelo Atlético-GO e Fortaleza).
De saída do clube, o atacante Zé Hugo marcou três gols e contribuiu com duas assistências. O rendimento do paraibano de 25 anos dentro de campo igualou às cinco participações diretas em gols do ano passado, melhor marca do jogador em uma temporada.
O mesmo roteiro ocorreu com o lateral esquerdo PK, que começou a temporada como dono da posição e perdeu a disputa para Lucas Esteves. O defensor rubro-negro balançou a rede uma vez no ano e deu passe para três gols. Com o desempenho, a temporada de 2024 foi a mais produtiva do jogador empatada com o ano anterior, quando contribuiu com quatro assistências no Ypiranga-RS.