Acesse sua conta

Ainda não é assinante?
Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade
ou
Entre com o Google

Alterar senha

Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.

Recuperar senha

Preencha o campo abaixo com seu email.

Já tem uma conta? Entre

Alterar senha

Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.

Dados não encontrados!

Você ainda não é nosso assinante!

Mas é facil resolver isso, clique abaixo e veja como fazer parte da comunidade Correio *

ASSINE

Sem vencer há sete jogos na Série A, Bahia iguala sequência negativa do último rebaixamento

Esquadrão vive declínio e se complicou na luta por uma vaga na Libertadores

  • Foto do(a) author(a) Gabriel Rodrigues
  • Gabriel Rodrigues

Publicado em 25 de novembro de 2024 às 12:19

Ademir lamenta durante empate entre Athletico-PR e Bahia
Ademir lamenta durante empate do Bahia com o Athletico-PR, na Fonte Nova Crédito: Paula Fróes/CORREIO

O Bahia continua igualando marcas negativas no Campeonato Brasileiro. No empate por 1x1 com o Athletico-PR, neste domingo (24), na Fonte Nova, o Esquadrão completou o sétimo jogo seguido sem vencer no torneio - o que não acontecia desde 2021, ano em que o clube foi rebaixado à segunda divisão.

Depois de fazer o seu melhor primeiro turno na história da Série A, com 31 pontos - igualando a campanha de 2019 -, o tricolor vem apresentando rendimento completamente diferente no returno. O time treinado por Rogério Ceni conquistou apenas 16 dos 48 pontos que disputou, um aproveitamento de 33,3%.

De quebra, a equipe está prestes a completar dois meses sem um triunfo sequer. A última vez que a equipe ganhou foi no 1x0 sobre o Criciúma, em casa, no dia 29 de setembro, pela 28ª rodada do Brasileirão. Desde então, o Bahia registrou dois empates e cinco derrotas, conquistando somente dois pontos em sete duelos. O rendimento, neste recorte, é de apenas 9,5%.

O Esquadrão não vivia uma fase tão ruim no Campeonato Brasileiro desde 2021. Naquela temporada, ficou oito jogos sem vencer, com sete derrotas e um empate. Durante o período, o time foi comandado por Dado Cavalcanti, Bruno Lopes (de forma interina) e o argentino Diego Dabove. A sequência só foi quebrada com uma vitória por 4x2 sobre o Fortaleza, na Fonte Nova.

Em 2021, o momento de declínio fez um grande estrago para o Bahia, que não conseguiu se recuperar e foi rebaixado à Série B. Esse ano, o reflexo também aparece na tabela de classificação e pode ter impacto direto na luta do clube por uma vaga na Copa Libertadores.

O tricolor é o atual 8º colocado, com 47 pontos. Está empatado com o Corinthians, que aparece em 9º, e com o Cruzeiro, que ocupa uma posição acima e fecha a zona de classificação para a Liberta. O time mineiro enfrenta o Grêmio, em casa, na próxima quarta-feira (27), e pode abrir vantagem.

Logo após o jogo contra o Athletico-PR, o técnico Rogério Ceni pediu desculpas pela campanha ruim, mas disse que ainda acredita na classificação. O Bahia colocou a vaga na Libertadores como o principal objetivo da temporada. Se conseguir o feito, o clube quebrará uma marca de 35 anos. A última vez que disputou a competição foi em 1989, após ter sido campeão brasileiro em 1988.

“Eu me frustro por ter chegado tão bem no fim do primeiro turno, e por fazer um segundo turno tão abaixo", iniciou o treinador, para logo depois completar:

“Eu sei que o torcedor tem vaiado, eu entendo e dou razão pela expectativa que a gente mesmo vendeu no campeonato. A gente tinha expectativa de dois gols, e fazia os dois gols. Hoje, a gente mantém a expectativa, mas caiu no número dos gols efetivamente marcados. A responsabilidade é minha. Temos um time que pratica um bom futebol, que vem de trás, trabalha bem na frente. Peço desculpas por não conseguir entregar os resultados que a gente imaginava”.

Diante da campanha frustrante que faz no segundo turno, o Bahia tem mais três compromissos para evitar um desastre maior que seria ficar fora da Libertadores. Dos três confrontos, dois serão fora de casa, contra Cuiabá e Corinthians, respectivamente. O time fecha a participação na Série A diante do já rebaixado Atlético-GO, na Fonte Nova.

“Acho que todos estão tentando fazer seu melhor. Confesso que tiveram jogos que deixaram a desejar, mas todos estão tentando muito. Espero uma vitória contra o Cuiabá para manter a equipe na briga pela Libertadores. São ótimos meninos, trabalhadores. A gente trabalha muito todos os dias, mas não estamos conseguindo entregar os resultados. Peço desculpas, mas não vou deixar de trabalhar, de lutar. Eu realmente sigo acreditando que vai ser possível. Não vejo nosso time com medo de nenhum adversário no país”, finalizou Rogério Ceni.

Os últimos sete jogos do Bahia:

Bahia 0x2 Flamengo

Cruzeiro 1x1 Bahia

Vasco 3x2 Bahia

Bahia 0x3 São Paulo

Juventude 2x1 Bahia

Bahia 1x2 Palmeiras

Bahia 1x1 Athletico-PR

Os três jogos finais do tricolor na Série A 2024:

Cuiabá x Bahia: sábado (30), 19h30, na Arena Pantanal

Corinthians x Bahia: a definir (data-base: 04/12)

Bahia x Atlético-GO: a definir (data-base: 08/12)