Sem marcar há oito jogos, Thaciano vive o seu segundo maior jejum de gols no Bahia em 2024

Fixado no ataque, meia é o artilheiro do Esquadrão na temporada

  • Foto do(a) author(a) Gabriel Rodrigues
  • Gabriel Rodrigues

Publicado em 15 de outubro de 2024 às 05:00

Thaciano Bahia
Thaciano é o artilheiro do Bahia na temporada, mas vive jejum de gols Crédito: Rafael Rodrigues/EC Bahia

Artilheiro isolado do Bahia na temporada, o meia Thaciano vive um 2024 mágico quando o assunto são os gols. Fixado no ataque pelo técnico Rogério Ceni, o polivalente jogador já garantiu o seu ano mais goleador na carreira, mas agora enfrenta um jejum de oito partidas sem balançar as redes.

A temporada para Thaciano começou de uma forma surpreendente. Por opção de Rogério Ceni, o meia foi avançado para o ataque e mostrou faro de gol apurado. Até aqui, ele já marcou 14 vezes, sendo o principal jogador do ataque tricolor. Everaldo, com 11 tentos, e Jean Lucas, com nove, fecham o top 3. O problema é que o período sem marcar já é o segundo maior do jogador na temporada.

A última vez que Thaciano balançou as redes foi no triunfo do Bahia por 2x0 sobre o Grêmio, no dia 17 de agosto, pela 23ª rodada do Campeonato Brasileiro. No estádio Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul, o camisa 16 fez valer a ‘lei do ex’ e marcou os dois gols do time. De lá para cá, o jogador leva oito jogos passando em branco.

Na atual temporada, o maior período de Thaciano sem vazar as redes adversárias foi de dez partidas. O jejum aconteceu entre a derrota por 2x0 para o Palmeiras, no Allianz Parque, e o triunfo pelo mesmo placar no clássico com o Vitória, na Arena Fonte Nova. A conta inclui jogos do Campeonato Brasileiro e da Copa do Brasil.

O atleta, inclusive, teve chances para encerrar a seca, mas acabou pecando na finalização. Diante do Flamengo, por exemplo, perdeu um gol incrível e viu o Esquadrão ser derrotado em casa. Até mesmo o técnico Rogério Ceni lamentou a falta de pontaria. “Thaciano perdeu boa chance. Torcedor leva isso em consideração”, disse o treinador ao ser questionado sobre a má fase do atleta.

IMPORTÂNCIA

Dos 14 gols que Thaciano marcou na temporada, seis foram no Campeonato Brasileiro. Ele chegou a liderar a artilharia do Bahia na competição, mas foi ultrapassado por Everaldo, que tem oito. Os outros oito tentos do meia-atacante estão divididos entre a Copa do Nordeste (4), o Campeonato Baiano (2) e a Copa do Brasil (2).

Considerando as assistências, Thaciano é também o jogador do elenco com o maior número de participações em gols da equipe azul, vermelha e branca em 2024. Entre passes para os companheiros e bolas nas redes, participou diretamente de 19 tentos do Esquadrão.

Antes de 2024, a melhor temporada de Thaciano havia sido em 2017, quando fez 10 gols com a camisa do Boa Esporte-MG. No ano passado, por exemplo, o meia marcou apenas seis vezes em 35 jogos pelo clube baiano. Já na primeira passagem pelo tricolor, em 2021, foram cinco gols e seis assistências em 26 partidas. Naquele ano, Thaciano conquistou o título da Copa do Nordeste, entretanto deixou a equipe antes do fim da temporada e se transferiu para o futebol turco.

Nos próximos dias, o jogador terá mais uma chance de encerrar a seca. Na sexta-feira, o Bahia encara o Cruzeiro, no estádio Mineirão, pela 30ª rodada da Série A. Já no dia 28, uma segunda-feira, o adversário será o Vasco, também fora de casa. Um bom sinal para ele, pois no primeiro turno conseguiu fazer gol nos dois clubes.

Restando apenas mais nove jogos para o fim da temporada, o Bahia depende dos gols de Thaciano para chegar à Libertadores. O Esquadrão é o atual 7º colocado, a um ponto do Internacional, que abre a zona de classificação para o torneio sul-americano.