SBT lamenta morte de Maguila: 'Grande sucesso'

Ex-boxeador foi comentarista de economia em programa da emissora. Maguila faleceu nesta quinta (24), em São Paulo

  • Foto do(a) author(a) Da Redação
  • Da Redação

Publicado em 24 de outubro de 2024 às 20:22

Maguila
Maguila Crédito: Reprodução/Instagram

O SBT publicou uma nota de pesar sobre o falecimento do ex-pugilista Adilson Rodrigues dos Santos, conhecido como Maguila, que morreu nesta quinta (24) em São Paulo. A emissora lamentou a morte e destacou a participação do atleta nos programas da emissora.

Maguila chegou a ser comentarista de economia na emissora durante o telejornal falecido Aqui e Agora. Vestido com smoking e luvas de boxe, ele chamava atenção pelo humor irreverente e pelos comentários sinceros.

Maguila no falecido Aqui e Agora da SBT
Maguila no falecido Aqui e Agora da SBT Crédito: Reprodução

“Maguila esteve presente em diversas atrações do SBT ao longo dos anos, sendo muito querido nas produções da casa, principalmente pela simpatia ao pedir para ‘mandar abraços’ aos amigos intermináveis, abrilhantando as atrações da emissora”, disse a SBT em nota.

Confira na íntegra:

O Sistema Brasileiro de Televisão lamenta o falecimento do pugilista José Adilson Rodrigues dos Santos, o Maguila, aos 66 anos, na manhã de hoje (24).

Maguila esteve presente em diversas atrações do SBT ao longo dos anos, sendo muito querido nas produções da casa, principalmente pela simpatia ao pedir para “mandar abraços” aos amigos intermináveis, abrilhantando as atrações da emissora.

Em 1991, esteve presente no lançamento do telejornal Aqui Agora, como comentarista de economia, o que ocasionou um grande sucesso com a proximidade com que conversava com o telespectador, falando de economia doméstica de uma maneira simples e objetiva. Através dele, os telespectadores sabiam desde o preço de alimentos, até itens de construção e a passagem de ônibus se aumentaria ou não. Divertidamente, terminava seus comentários com um soco entre as mãos, com luvas de boxe, mescladas com o suntuoso figurino de terno e gravata borboleta.

A diretoria e os amigos do SBT, desejam que Deus conforte o coração dos familiares de Maguila, certos que sua trajetória no esporte brasileiro e na TV serão sempre reverenciadas.

Maguila

Faxineiro em Aracaju. Pedreiro em São Paulo. Adilson Rodrigues se transformou no pugilista mais carismático do boxe brasileiro. Simples e espontâneo, Maguila - apelido que ganhou dos amigos de obra pela semelhança com o personagem de um desenho famoso - ganhou espaço na mídia e fez de suas lutas um evento imperdível aos domingos. Ele sofria de encefalopatia traumática crônica e estava internado há 28 dias.

Em pouco tempo, Maguila foi campeão do tradicional torneio Forja dos Campeões e do Campeonato Paulista. Em 1983, aos 25 anos, passou para profissional e com apenas três lutas já era campeão nacional. Mais seis combates, já sob a orientação da empresa do narrador Luciano do Valle, veio o cinturão sul-americano.

Em 2000, aos 42 anos, o boxeador pendurou as luvas.

Desde 2017 Maguila estava internado com a chamada “doença do pugilista” em uma clínica em Itu, interior de São Paulo. O ex-boxeador morreu aos 66 anos.