Receba por email.
Cadastre-se e receba grátis as principais notícias do Correio.
Alan Pinheiro
Estadão
Publicado em 30 de dezembro de 2024 às 13:54
O ex-zagueiro da seleção da Rússia Aleksei Bugayev foi morto neste domingo (29) na guerra na Ucrânia. A história do jogador conta com participações em torneios internacionais representando a seleção russa e diferentes denúncias de tráfico de drogas que o levaram à guerra. A morte foi confirmada pelo pai do ex-atleta à TASS, agência estatal de notícias russa.
Bugayev, de 43 anos, se alistou para participar da guerra após ser preso em setembro deste ano, no sul da Rússia. Ele havia sido condenado a nove anos e meio de prisão. As Forças Armadas do país europeu tem o costume de recrutar soldados em penitenciárias.
De acordo com o ex-empresário de Bugayev, Anton Smirnov, o Exército russo não conseguiu recuperar o corpo do ex-jogador para fazer o enterro. Smirnov não revelou detalhes sobre a causa da morte e nem onde aconteceu o combate fatal.
Em sua carreira de atleta, Bugayev defendeu times como Torpedo Moscou, Lokomotiv Moscou, Tom Tomsk, Khimki e Krasnodar. Foi no Torpedo que o defensor conseguiu chegar à seleção da Rússia, onde entrou em campo duas vezes durante a Eurocopa disputada há 20 anos.
Bugayev foi titular nos jogos contra Portugal e Grécia, mas ficou na reserva na partida contra a Espanha. O jogo marcou a despedida da seleção do torneio. Apesar da convocação para a competição, o jogador não chegou a ser presença frequente nas convocações da seleção russa. O ex-zagueiro encerrou sua carreira de forma precoce, em 2010, aos 29 anos.