Receba por email.
Cadastre-se e receba grátis as principais notícias do Correio.
Marina Branco
Publicado em 17 de dezembro de 2024 às 17:45
Ao contrário da Bola de Ouro, o The Best Fifa divide sua votação entre capitães e técnicos das seleções associadas, jornalistas de todos os países afiliados, e público em geral, com torcedores do mundo todo. Entre as categorias votantes, houve discordância quanto ao melhor jogador do mundo, com Vini Jr e Rodri no páreo.
Nesta terça-feira (17), Vini foi eleito o melhor do mundo, com Rodri em segundo lugar e Bellingham logo atrás. Para o brasileiro, o apoio determinante veio dos capitães e dos torcedores.
Entre capitães, 88 votaram em Vini para o primeiro lugar, configurando 55% do total de votantes. Um voto que chama a atenção é o de Lionel Messi, capitão da Argentina, que votou em Lamine Yamal como melhor do mundo, seguido de Kylian Mbappé e só então Vini Jr. Cristiano Ronaldo, por sua vez, não vota no prêmio há dois anos, tendo mandado Pepe em seu lugar em 2023, e Bernardo Silva neste ano.
Já para o público, o “melhor do mundo escolhido pelo povo” foi vencedor por uma diferença discrepante, contrastando 1.147.276 votos contra 264.835 para Rodri. O espanhol venceu nas categorias de técnicos (66%) e jornalistas (51%), sendo esta última categoria a única votante na Bola de Ouro.
Seguindo o regulamento, o mais votado em cada categoria ganha 13 pontos. O segundo ganha 11, o terceiro, nove, e assim em diante. Isso rendeu a Vini 48 de pontuação, ficando em primeiro em duas categorias, e em segundo nas outras duas (13 + 13 + 11 + 11).
Rodri, por sua vez, marcou 43, (13 + 13 + 11 + 6) já que venceu duas categorias e ficou em segundo para os capitães. O que diferiu muito os dois candidatos foi a torcida, que colocou Rodri em sexto lugar.