Receba por email.
Cadastre-se e receba grátis as principais notícias do Correio.
Gabriel Rodrigues
Publicado em 11 de dezembro de 2024 às 15:48
Classificado à Libertadores após 35 anos, o Bahia vive a expectativa para conhecer o seu adversário na fase preliminar da competição. O sorteio será realizado no próximo dia 19 de dezembro, e pode colocar um gigante sul-americano no caminho tricolor.
Atualmente, 15 equipes já estão garantidas na pré-Libertadores. Seis delas disputarão a primeira fase, enquanto o Bahia, assim como o Corinthians e o um clube argentinos, entram apenas a partir da segunda fase e terão que disputar dois mata-matas para chegar à fase de grupos.
Durante o sorteio que definirá os confrontos e chaveamento das três etapas, os clubes serão divididos em potes baseado no ranking da Conmebol, que ainda será divulgado. A tendência é a de que o Esquadrão fique no pote 2, e enfrente uma equipe do pote 1, decidindo o duelo fora de casa. Nesse momento, a única regra é a de que clubes do mesmo país não podem se enfrentar. Assim, o Bahia já sabe que não terá o Corinthians como adversário.
Porém, um clube argentino pode aparecer no caminho do tricolor. No cenário atual, o River Plate é o time que representaria a Argentina na segunda fase da pré-Libertadores. Como as competições do país vizinho ainda estão em andamento, o River pode mudar de posição e ir direto para a fase de grupos. Isso acontecerá se o Vélez Sarsfield conquistar a Copa da Liga Argentina, na noite desta quarta-feira, contra o Central Córdoba, ou o Campeonato Argentino, do qual é líder. Outra possibilidade para o River ir aos grupos é se o Talleres for campeão argentino.
Outras equipes, no entanto, estão de olho em vagas na Libertadores, entre elas Boca Juniors e Independiente. No caso do Boca, irá à fase preliminar se Vélez ou Talleres conquistarem o Campeonato Argentino. O clube se garante diretamente nos grupos se o Vélez ganhar a Copa Argentina e o Talleres a liga nacional.
Já a conta do Independiente é mais complicada. Além de torcer para o Vélez ganhar a Copa Argentina e o Talleres levar o Campeonato Argentino, terá que terminar a liga nacional na frente de Huracán, Godoy Cruz e Unión.
A situação do Independiente é parecida com a do Godoy Cruz, que torce pela mesma combinação de resultados e precisa ficar na frente dos concorrentes. Porém, a equipe dependerá da atualização do ranking da Conmebol para saber em qual grupo ficará. O Unión é outro que tem chances mais remotas de ir à Libertadores.
Além dos argentinos, ainda falta a definição dos clubes classificados para a pré-Libertadores da Bolívia e um da Colômbia.
Na terceira fase, não existe proibição de cruzamento entre equipes do mesmo país. Os quatro classificados nesta fase serão alocados no grupos da Libertadores, enquanto os quatro eliminados disputarão a Copa Sul-Americana.
A fase pré-Libertadores terá início no dia 5 de fevereiro. A segunda fase será disputada nas semanas dos dias 19 e 26 do mesmo mês, já o terceiro mata-mata será nas semanas de 5 e 12 de março.
Veja os clubes confirmados na pré-Libertadores até o momento:
Corinthians
Santa Fe (Colômbia)
Barcelona de Guayaquil (Equador)
El Nacional (Equador)
Cerro Porteño (Paraguai)
Nacional (Paraguai)
Alianza Lima (Peru)
Melgar (Peru)
Deportes Iquique (Chile)
Ñublense (Chile)
Boston River (Uruguai)
Defensor (Uruguai)
Universidad Central (Venezuela)
Monagas (Venezuela)