Acesse sua conta
Ainda não é assinante?
Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade
ou
Entre com o Google
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Recuperar senha
Preencha o campo abaixo com seu email.

Já tem uma conta? Entre
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Dados não encontrados!
Você ainda não é nosso assinante!
Mas é facil resolver isso, clique abaixo e veja como fazer parte da comunidade Correio *
ASSINE

Risco de lesão: saiba como evitar os três erros mais comuns no Leg Press

Errar o movimento pode causar em uma descompensação na distribuição do peso corporal e resultar em lesões

  • Foto do(a) author(a) Marina Branco
  • Marina Branco

Publicado em 12 de abril de 2025 às 06:00

Leg Press
Leg Press Crédito: Shutterstock

O leg press é um dos exercícios de academia mais famosos, mas pode ser muito arriscado caso feito da maneira errada. Ainda assim, muitos "ratos de academia" não conhecem os erros mais comuns no aparelho, e correm alto risco de lesão por conta disso. 

Um dos principais sintomas de quem está caminhando para uma lesão causada no leg press são as dores na lombar, além de uma dificuldade grande em levantar bunda e quadril no exercício. Nesses casos, é provável que esteja sendo cometido um dos três principais erros no aparelho quando usado sem orientação apropriada.

O primeiro e mais comum é manter o joelho "para dentro" durante o exercício, tirando o foco dos glúteos e sobrecarregando os joelhos. Outro risco é manter o abdômen solto, sem ativação - o famoso abdômen "durinho" -, deixando a lombar vulnerável. Com isso, a postura desaba, e a coluna é lesionada.

Por último, há também o risco de descer demais quando ao curvar a lombar, ao ponto que ela descole do banco do leg press. A partir do momento em que a base da coluna não encosta mais o aparelho, o foco saiu do glúteo e o exercício não é mais seguro.

Atenção a esses três pontos pode proporcionar mais ativação no glúteo, menos dor e mais resultado, evitando lesões. Quer saber exatamente como fazer para evitar os movimentos arriscados? É só assistir ao vídeo da personal trainer Karen Beppler, exemplificando os erros e mostrando as maneiras corretas de treinar!