Acesse sua conta

Ainda não é assinante?
Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade
ou
Entre com o Google

Alterar senha

Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.

Recuperar senha

Preencha o campo abaixo com seu email.

Já tem uma conta? Entre

Alterar senha

Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.

Dados não encontrados!

Você ainda não é nosso assinante!

Mas é facil resolver isso, clique abaixo e veja como fazer parte da comunidade Correio *

ASSINE

Relembre todas as campanhas do Vitória na Copa Sul-Americana

Rubro-negro chegou às oitavas-de-final somente duas vezes na história

  • Foto do(a) author(a) Alan Pinheiro
  • Alan Pinheiro

Publicado em 27 de dezembro de 2024 às 15:42

Após nove anos, o Vitória volta a disputar a Copa Sul-Americana
Após nove anos, o Vitória volta a disputar a Copa Sul-Americana Crédito: Victor Ferreira/EC Vitória

Depois de um início de Campeonato Brasileiro conturbado, o Vitória deu a volta por cima e terminou a temporada com a classificação para a Copa Sul-Americana, segunda competição internacional mais importante do continente. Nos cinco anos em que fez parte das equipes brasileiras que jogaram o torneio, o Leão só chegou até às oitavas-de-final, o que aconteceu em duas oportunidades. Saiba as datas do sorteio e da final em 2025.

A primeira participação do rubro-negro na competição ocorreu em 2009, na oitava edição do torneio da Conmebol. O Vitória se classificou para a Sul-Americana após terminar o Brasileirão na 10ª posição, com 52 pontos, em 2008. Em comparação, a equipe baiana fez cinco pontos a menos na atual temporada e fechou o ano na 11ª colocação.

O primeiro rival do Leão na competição foi o Coritiba, equipe que voltaria a enfrentar em mais duas vezes na competição. No Barradão, o Vitória fez valer o mando de campo e superou o adversário por 2x0, gols de Uelliton e Jackson. No jogo de volta, o placar foi devolvido pelo Coxa-Branca e a partida se encaminhou para os pênaltis, onde o Vitória venceu por 5x3. Passando para as oitavas de final, o River Plate-URU recebeu o Leão em Montevidéu e aplicou uma goleada por 4x1 no rubro-negro. No Barradão, o empate por 1x1 sacramentou a eliminação.

A segunda participação veio no ano seguinte, em 2010. Ao contrário da temporada anterior, o Vitória foi eliminado pelo Palmeiras logo na segunda fase da competição. O rubro-negro até venceu o jogo de ida no Barradão, mas foi derrotado pelo rival paulista no Pacaembu e se despediu da competição. Cenário parecido também ocorreu em 2013, quando os baianos foram superados nos pênaltis para o Coritiba.

A penúltima oportunidade em que o Leão disputou a Copa Sul-Americana foi no ano de 2014. Na segunda fase, o clássico contra o Sport foi travado com domínio da equipe baiana, já que venceu as duas partidas. De volta às oitavas de final, o sonho de chegar mais longe na competição foi interrompido. No confronto de ida, o Vitória buscou o empate por 2x2 contra o Atlético Nacional de Medellín, mas foi derrotado por 1x0 no Barradão e deu adeus ao torneio.

Vale lembrar que o rubro-negro chegou a empatar o jogo com Dinei, mas o gol foi anulado de forma errada por impedimento. O tento poderia significar a classificação baiana, já que o clube teria a vantagem pelo número de gols marcados fora de casa.

2016 foi o último ano em que o Vitória participou da competição internacional. Apesar de ter disputado a Série B na temporada anterior, a vaga foi herdada porque Fluminense, Botafogo e Santos se classificaram para as oitavas de final da Copa do Brasil e, por isso, não teriam o direito de disputar a Sul-Americana.

A confusão nos regulamentos das competições resultou no terceiro confronto entre Vitória e Coritiba na história da competição. Os torcedores rubro-negros acompanharam o jogo de ida na Arena Fonte Nova e puderam comemorar um triunfo por 2x1, mas o revés por 1x0 no Couto Pereira eliminou o Leão do torneio pela regra do gol marcado fora de casa, abolida depois de 2021.