Receba por email.
Cadastre-se e receba grátis as principais notícias do Correio.
Marina Branco
Publicado em 27 de dezembro de 2024 às 11:55
Casa de tantas taças da Champions League, o estádio do Real Madrid mudou de nome na reta final de 2024. Anteriormente batizado de Santiago Bernabéu, em homenagem ao ex-jogador e presidente madridista essencial na criação do estádio, o local passa a ser apenas “Bernabéu”.
A opção pela troca se deve, principalmente, pelas estratégias da equipe de marketing do clube, segundo o jornal Marca. A ideia de encurtar e simplificar o nome veio para facilitar possíveis futuros patrocínios, além de tornar o nome mais acessível.
Em propagandas recentes, a nova nomenclatura já é utilizada, mesmo que não tenha sido feito um comunicado oficial sobre a mudança. Nos comentários do post de natal feito na conta do Bernabéu, alguns torcedores se manifestaram contra a alteração, fazendo comentários como "Não esqueçam o 'Santiago'", "Continuem sendo Santiago Bernabéu, o nome é história", e "Não mudem o nome".
A mudança não é nova para os que acompanham o clube merengue. Bernabéu já era o nome dado ao tour pelo estádio, e agora também estampa as miniaturas da arena vendidas nas lojas do clube, além de já ter sido testada até mesmo na fachada do estádio. Nos últimos anos, a modernização da arena tem sido constante, e se manifestado principalmente pelas obras realizadas.
Entre os anos de 2019 e 2023, o Bernabéu esteve em reforma, mudando seu visual e desenvolvendo suas instalações. Agora, o local consegue receber mais torcedores, possui teto que abre e fecha, e campo retrátil.
Em geral, o estádio custou quase 5 bilhões de reais ao clube, e já vem sendo usado em partidas. O próximo compromisso merengue não é em casa, mas sim em Valencia, no dia 3 de janeiro, repondo a partida da La Liga adiada pelas enchentes sofridas pela Espanha. Após Valencia, o próximo jogo no Bernabéu será em 19 de janeiro, também pelo Campeonato Espanhol.