Acesse sua conta

Ainda não é assinante?
Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade
ou
Entre com o Google

Alterar senha

Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.

Recuperar senha

Preencha o campo abaixo com seu email.

Já tem uma conta? Entre

Alterar senha

Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.

Dados não encontrados!

Você ainda não é nosso assinante!

Mas é facil resolver isso, clique abaixo e veja como fazer parte da comunidade Correio *

ASSINE

Rafael Nadal aposenta a raquete com discurso emocionante

O tenista acumulou 92 títulos, 22 Grand Slam e dois ouros olímpicos ao longo da carreira

  • Foto do(a) author(a) Marina Branco
  • Marina Branco

Publicado em 20 de novembro de 2024 às 17:59

Rafael Nadal se aposentando do tênis
Rafael Nadal se aposentando do tênis Crédito: Reprodução I Instagram @rafaelnadal

Deixando seu nome eternizado nas quadras de tênis do mundo inteiro, Rafael Nadal aposentou sua raquete aos 38 anos após ser eliminado da Copa Davis. No final de seu último jogo como atleta do esporte que marcou sua história, Nadal fez um pronunciamento de dez minutos, em que agradeceu a tenistas que passaram por sua trajetória, e comemorou seu sucesso.

“Tudo o que tentei na minha vida foi me esforçar para a cada dia ser melhor, para cumprir meus objetivos. Mas também tentei fazer isso com respeito, com humildade, valorizando todas as coisas boas que passei. Espero que vocês tenham percebido isso também”, começou o tenista.

“Eu deixo esse mundo profissional tendo encontrado muitos amigos pelo caminho. Tenho tanta gente para agradecer. Eu vou com a tranquilidade de que, de alguma maneira, deixei um legado não só esportivo, mas também pessoal. Entendo que o carinho que eu recebo ao redor do mundo não seria o mesmo se fosse só pelo o que apresentei dentro de quadra. Muito obrigado por tudo”, agradeceu.

A última partida do ídolo espanhol foi contra o holandês Botic van de Zandschulp. Após 1h53min, Nadal perdeu por 2 sets a 0 (duplo 6/4), na última terça-feira (19). Na quadra da Martin Carpena Arena, em Málaga, ele se despediu do esporte e dos fãs.

“Estou me sentindo muito sortudo por receber tanto, tanto, carinho ao redor de todo o mundo e especialmente aqui na Espanha. Quero continuar nesse dia felicitando a equipe da Holanda. Parabéns, vocês jogaram muito bem. E quero agradecer a toda a equipe espanhola. Todos vocês me permitiram viver o sonho que eu tinha de jogar outra Copa Davis”, comentou.

“Evidentemente não saiu como todos nós queríamos. Queria ter feito mais do que eu fiz, mas sinceramente dei tudo o que tinha. E queria agradecer de coração pela oportunidade de passar esses últimos dias como profissional em equipe. Muitos dos momentos mais emocionantes da minha carreira foram vividos com muitos dos que estão aqui. Ter feito parte da equipe espanhola foi um privilégio incrível”, agradeceu o tenista da equipe eliminada por dois jogos a um.

Em sua carreira, o espanhol acumulou dois ouros nos Jogos Olímpicos, 22 Grand Slam e 92 títulos gerais. Para ele, a vontade real não era parar, mas afirma que seu corpo pediu pela aposentadoria.

“Bom, a realidade é que ninguém quer chegar neste momento. Eu não estou cansado de jogar tênis, simplesmente meu corpo chegou num momento que não quer jogar mais. Eu tenho que aceitar a situação. Eu me sinto um super privilegiado de poder fazer um dos meus hobbies a minha carreira, que foi muito maior do que eu jamais poderia imaginar”, comemorou.