Acesse sua conta
Ainda não é assinante?
Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade
ou
Entre com o Google
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Recuperar senha
Preencha o campo abaixo com seu email.

Já tem uma conta? Entre
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Dados não encontrados!
Você ainda não é nosso assinante!
Mas é facil resolver isso, clique abaixo e veja como fazer parte da comunidade Correio *
ASSINE

Queda de helicóptero em NY: vítima era neta de presidente histórico do Barcelona

Acidente aconteceu na última quinta-feira (10) e matou seis pessoas, incluindo três crianças

  • Foto do(a) author(a) Giuliana Mancini
  • Giuliana Mancini

Publicado em 11 de abril de 2025 às 09:54

Família morreu na queda de helicóptero
Família morreu na queda de helicóptero Crédito: New York Helicopter Tours LLC

Uma das seis vítimas da queda de um helicóptero no Rio Hudson, em Nova York, na última quinta-feira (10), era neta de um lendário ex-presidente do Barcelona. Mercè Camprubí Montal vivia na Espanha e estava de férias nos Estados Unidos com o marido, Agustín Escobar, que era executivo da Siemens, e os três filhos, de de 11, 5 e 4 anos. Todos morreram no acidente, assim como o piloto da aeronave, de 36 anos. O nome dele ainda não foi divulgado.

Avô de Mercè, Agustí Montal i Costa foi presidente do Barcelona entre 1969 e 1977. Ele foi o principal responsável pela divulgação do lema oficial "Més que un club" ("Mais que um clube"), que até hoje acompanha a equipe catalã e estava estampado na arquibancada do estádio Camp Nou (que, atualmente, passa por reforma). O ex-dirigente também é apontado como incentivador do uso do idioma catalão pelo Barça, mesmo com as restrições impostas pela ditadura franquista.

Além disso, quando estava no comando, Agustí foi responsável por contratar Johan Cruyff, apontado como peça-chave na revolução tática que mudou para sempre o clube. Durante sua gestão, o time ganhou o Campeonato Espanhol de 1973-74 e a Copa da Espanha de 1970-71. Ele morreu em 2017, aos 82 anos.

O bisavô de Mercè, Agustí Montal Galobart, também foi presidente do Barcelona, entre 1946 e 1952. Em 1950, ele contratou o húngaro Ladislao Kubala, até hoje considerado um dos maiores jogadores da história da equipe.

De acordo com o site Uol, a família da espanhola continua ligada ao Barça. Joan Camprubí, irmão dela, é um dos maiores articuladores da oposição ao atual presidente Joan Laporta e havia se apresentado como pré-candidato às eleições deste ano. Ele retirou a candidatura no mês passado.

Atualmente, Mercè era diretora de comercialização global na sede espanhola da Siemens.