Receba por email.
Cadastre-se e receba grátis as principais notícias do Correio.
Da Redação
Publicado em 24 de outubro de 2024 às 18:00
Eduardo Suplicy, deputado estadual de São Paulo, foi um dos políticos que prestou sentimentos à família do ex-boxeador Adilson Rodrigues dos Santos, conhecido como Maguila, que morreu em São Paulo nesta quinta (24). Ele destacou a importância de Maguila para o esporte brasileiro.
O pugilista sergipano morreu aos 66 anos. Ele estava internado desde 2017 em uma clínica em Itu, interior de São Paulo, e lutava contra uma encefalopatia traumática crônica (ETC), doença resultante dos golpes na cabeça que levou durante a carreira no boxe.
“Envio meus sentimentos para os familiares de amigos de Adilson Rodrigues dos Santos, o Maguila, que se consagrou como um dos maiores pugilistas da história do país. Como competidor da categoria peso-pesado. Ficamos com boas lembranças de suas conquistas no ringue em um dia de luto para o esporte brasileiro”, afirmou político do Partidos dos Trabalhadores no X (antigo Twitter).
Também no X, o governador do Estado de São Paulo Tarcísio Gomes se manifestou: "Meus sentimentos pela morte do ex-boxeador Adilson Maguila. Um esportista multicampeão que, com seu jeito irreverente disseminou o boxe pelo Brasil, enfrentou as principais estrelas mundiais da nobre arte e que inegavelmente sempre honrou o verde e o amarelo da nossa bandeira.", ressaltou na rede social.
O Ministério do Esporte também se manifestou sobre a morte do ex-atleta e disse que Maguila deixa um legado esportivo inestimável, além de uma trajetória marcada por conquistas
“O Brasil perde não só um ícone do boxe, mas também um homem cuja luta transcendeu o esporte”, disse o Ministério em nota.
Veja a nota na íntegra
O Ministério do Esporte lamenta o falecimento de José Adilson Rodrigues dos Santos, mais conhecido como Maguila, um dos maiores nomes da história do boxe brasileiro. Maguila faleceu nesta quinta-feira (24), aos 66 anos, deixando um legado esportivo inestimável e uma trajetória marcada por conquistas.
Nascido em Aracaju (SE), Maguila começou sua carreira como pugilista nos anos 1980, e rapidamente se destacou por seu estilo agressivo e determinação incansável. Com uma carreira de mais de 20 anos, acumulou 85 lutas, das quais venceu 77, sendo 61 por nocaute. Ele também conquistou o título de campeão sul-americano e campeão brasileiro dos pesos pesados, cinturões que manteve por anos, além de ser o primeiro pugilista brasileiro a disputar um título mundial nos pesos pesados.
Fora dos ringues, Maguila era conhecido por seu carisma e generosidade, sempre defendendo causas sociais e usando sua fama para ajudar os menos favorecidos.
O Ministério do Esporte reconhece a importância de Maguila para o esporte nacional e presta suas condolências à família, amigos e fãs que o acompanharam ao longo de sua brilhante carreira. O Brasil perde não só um ícone do boxe, mas também um homem cuja luta transcendeu o esporte.
Assessoria de Comunicação – Ministério do Esporte