Acesse sua conta
Ainda não é assinante?
Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade
ou
Entre com o Google
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Recuperar senha
Preencha o campo abaixo com seu email.

Já tem uma conta? Entre
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Dados não encontrados!
Você ainda não é nosso assinante!
Mas é facil resolver isso, clique abaixo e veja como fazer parte da comunidade Correio *
ASSINE

Piloto da Fórmula 1 é 'demitido' após apenas duas corridas; substituto já foi definido

Liam Lawson foi rebaixado pela Red Bull Racing após não corresponder às expectativas; Yuki Tsunoda assume

  • Foto do(a) author(a) Giuliana Mancini
  • Foto do(a) author(a) Estadão
  • Giuliana Mancini

  • Estadão

Publicado em 27 de março de 2025 às 09:02

Liam Lawson no GP da China
Liam Lawson no GP da China Crédito: Mark Thompson/Red Bull Content Pool

Bastaram apenas duas corridas para Liam Lawson ser rebaixado na Fórmula 1. Após um início ruim na temporada, sem sequer pontuar nos dois primeiros fins de semana do campeonato - mesmo com um dos carros mais potentes do grid -, o neozelandês deixará de ser o companheiro de Max Verstappen na Red Bull. Ele irá para a Racing Bulls, time B da equipe austríaca, enquanto Yuki Tsunoda o substituirá na RBR. A troca acontece já a partir da próxima semana, no GP do Japão, em Suzuka.

Lawson mostrou um desempenho muito abaixo do esperado nas duas primeiras corridas da temporada, largando em 18º no GP da Austrália - onde abandonou - e em 20º e último no GP da China, chegando em 12º na corrida em Xangai.

Enquanto isso, Verstappen esteve entre os ponteiros, ficando em 2º em Melbourne e em 4º na China. Pela performance ruim, Helmut Marko, consultor da Red Bull, optou por rebaixar Lawson já no início da temporada.

Antes de iniciar a edição 2025 na Red Bull, Lawson havia completado apenas 11 corridas de Fórmula 1 e foi, em geral, mais lento que Tsunoda nas provas em que foram companheiros de equipe no ano passado. "Foi difícil ver Liam lutando com o carro nas duas primeiras corridas e, como resultado, tomamos coletivamente a decisão de fazer uma mudança antecipada", disse o diretor da equipe Red Bull, Christian Horner, em um comunicado

Esse tem sido o "modus operandi" da Red Bull na última década. Daniil Kvyat e Pierre Gasly foram outros pilotos mandados embora do time principal e rebaixados antes da metade de uma temporada. Enquanto Daniel Ricciardo foi demitido na reta final da última temporada na Racing Bulls para dar lugar justamente a Lawson.

Sérgio Pérez e Alex Albon foram outros pilotos que a Red Bull tentou em anos recentes e se frustrou por não andarem perto de Verstappen como deveriam.

Tsunoda está desde 2021 na equipe B da Red Bull na Fórmula 1, principalmente pela sua ligação com a Honda, fornecedora de motores dos dois times do grupo austríaco. Neste ano, ainda não pontuou em duas corridas pela Racing Bulls.