Receba por email.
Cadastre-se e receba grátis as principais notícias do Correio.
Da Redação
Publicado em 7 de abril de 2024 às 20:16
Com o fim do Campeonato Baiano, a torcida do Vitória pôde, enfim, comemorar mais um título conquistado e, é claro, não poderia faltar a resenha rubro-negra. A taça do Baianão 2024 foi entregue neste domingo (7) após a partida terminar em 1x1. Como ganhou o jogo de ida por 3x2, o troféu foi para as mãos do Leão e a gozação também. As provocações ao rival inundaram as redes sociais com piadas sobre pescaria, "Fonte Nossa" e até o cantor Jão foi envolvido na festa.
Quem resolveu provocar diretamente o rival após a partida foi o volante Rodrigo Andrade, que colocou uma rede de pesca por cima da camisa. Ao ser perguntado sobre o motivo da rede, o jogador disse em tom irônico que era em razão do local de origem. “Como eu sou paraense, lá tem muito rio. Geralmente a gente pesca muito, mas se isso é ofender, a culpa já não é minha”, disse.
Os jogadores do Vitória aproveitaram a rede para simular a pesca de uma "sardinha", apelido que os torcedores utilizam para se referir ao rival. A origem vem de uma entrevista do ex-treinador Joel Santana em 2011, que ao ser perguntado sobre uma sondagem para assumir o Bahia na época, respondeu: "Estou esperando peixe grande, sardinha não".
O confronto marcou a Arena Fonte Nova como palco do clássico como jogo derradeiro do estadual pela 13ª vez. Em seis oportunidades, o Vitória se sagrou campeão no estádio: 1955, 1957, 1964, 1972, 2016 e em 2024. É claro que, com a conquista, o fato do mando de campo do Bahia não ter feito diferença no resultado final foi mais um motivo de piada. "Fonte Nossa" e "casa de praia" foram algumas das legendas de memes da galera do Leão.
O gol do Leão saiu aos 14 minutos, com o zagueiro Wagner Leonardo aproveitando o rebote de Marcos Felipe para abrir o placar. Não demorou muito para que Everton Ribeiro recebesse de Biel em um contra-ataque, limpasse a marcação e empatasse a partida com um chutaço no ângulo. No entanto, mesmo com o gol, o camisa 10 tricolor não foi perdoado nas redes sociais.
A diretora de comunicação da Fatal Model, site de acompanhantes que patrocina o Vitória, também participou da celebração rubro-negra com um vídeo postado nas redes sociais. A publicação compara a quantidade de títulos da "Era City" com a "Era Fatal", onde o Leão possui duas conquistas a mais que o rival, que não ainda não conquistou nada no período segundo a postagem. Na verdade, o tricolor ganhou o Baianão do ano passado já sob o comando do conglomerado.
Outro motivo de gozação surgiu durante a semana com o cancelamento do show em Salvador da "Superturnê" do cantor Jão. O evento foi questionado por torcedores pela grande estrutura que seria montada na Arena Fonte Nova. O receio era de que a desmontagem do palco deixasse o gramado em condições inadequadas para a realização da partida. Por conta disso, surgiu uma rivalidade entre torcedores do Bahia e fãs do cantor, que também aproveitaram o revés tricolor para "gastar a onda" com montagens e vídeos editados de Jão vestindo as cores vermelho e preto, além de usar a camisa do Vitória.
Comemoração dos famosos
Como torcedores do Leão, Léo Santana e Ivete Sangalo foram às redes para comemorar o 30° título do Campeonato Baiano. O gigante, além de publicar dois vídeos em que provoca o rival, respondeu ao post de campeão do Vitória citando o fato de ter vestido a camisa vermelha e preta do time em um jantar com sua esposa, Lore Improta.
Já Ivete Sangalo compartilhou sua reação com a conquista do Vitória no feed do Instagram. Nos stories, a cantora mostrou suas reações nos minutos finais da partida. "Um minuto de acréscimo. Meu Deus do céu, domingo de grandes realizações. Agora é a minha vitória. Eu sou leão da barra, tradição. Eu sou vermelho e preto, eu sou paixão. Está bem? Vamos meu vitória", disse.