Receba por email.
Cadastre-se e receba grátis as principais notícias do Correio.
Gabriel Rodrigues
Publicado em 10 de janeiro de 2025 às 02:00
Em 2025, o Campeonato Baiano terá um estreante. Pela primeira vez na história, o Porto jogará a elite do futebol estadual. Com raízes no extremo-sul do estado, o caçula do Baianão quer mostrar que chegou para ficar.
Entre os dez clubes que disputarão o Campeonato Baiano, o Porto é de longe a equipe mais jovem. Fundado em Porto Seguro, a agremiação saiu do amadorismo no ano passado e, mesmo antes entrada na “era profissional” vinha fazendo história.
Em 2023, a equipe foi vice-campeã do Intermunicipal, o que impulsionou a ideia de migrar de vez para o futebol profissional. No primeiro ano, desbancou o tradicional Fluminense de Feira na semifinal da Série B do Baiano, e parou apenas no Colo-Colo, que ficou com o título.
O vice-campeonato, no entanto, garantiu ao clube o acesso à elite, quebrando um jejum de 27 anos de ausências de equipes do extremo-sul na primeira divisão. O último foi o Eunápolis, em 1998.
Com o apoio de empresários de Porto Seguro, o Porto segue o modelo de Sociedade Anônima do Futebol (SAF), e possui um projeto ambicioso. A ideia não é apenas ficar na primeira divisão, mas alcançar vagas em competições como a Copa do Brasil e a Série D do Brasileirão.
Para isso, a aposta está na manutenção do trabalho. Comandante do acesso, o técnico Sandro Duarte renovou o contrato e segue dirigindo a equipe. Como jogador, Sandro fez carreira no Cruzeiro, clube que defendeu por cinco anos e onde conquistou a tríplice cora (Campeonato Mineiro, Copa do Brasil e Brasileirão, em 2003).
A base do elenco que conquistou o acesso também foi mantida, já que pelo menos 14 jogadores tiveram os contratos renovados.
Outros 10 atletas foram anunciados para reforçar o grupo. Entre eles, o atacante Gustavo Kawã, de 20 anos, que acumula passagem pelas categorias de base do Bahia e no ano passado fez parte do time tricolor que disputou os dois primeiros jogos do Campeonato Baiano.
Outro jogador para ficar ligado é o atacante Luan Rodrigues. Em 2024, ele foi um dos artilheiros da segundona do Baiano, com quatro gols em 12 partidas.
Estádio de Copa
Em sua estreia no Campeonato Baiano, o Porto mandará os seus jogos no estádio Agnaldo Bento dos Santos, conhecido como Gigante da Feirinha. O local foi reformado em 2014 e recebeu a seleção da Suíça, que escolheu Porto Seguro como casa.
O estádio tem capacidade para 5 mil pessoas, e no ano passado foi uma espécie de fortaleza para equipe. Durante a Série B, o time perdeu apenas uma partida em casa, para o Colo-Colo, no primeiro jogo da final.
Por sinal, a estreia do Porto no Campeonato Baiano 2025 será em casa, amanhã, às 21h, contra o Jacobina.