Receba por email.
Cadastre-se e receba grátis as principais notícias do Correio.
Alan Pinheiro
Publicado em 4 de dezembro de 2024 às 05:38
Após vencer o Fortaleza e confirmar a permanência na primeira divisão, o Vitória continua em Salvador para receber o Grêmio, no Barradão, e alcançar mais uma marca na temporada: a Copa Sul-Americana. Válido pela 37ª rodada do Campeonato Brasileiro, o confronto entre o 10º e o 11º ocorre hoje, a partir das 20h, no Barradão.
Com 45 pontos, faltam apenas três para “cravar” de vez a ida para a competição internacional. Segundo os cálculos da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), terminar a competição com 48 pontos seria a certeza de jogar a Sul-Americana em 2025. Ainda de acordo com a universidade, o clube rubro-negro tem 96,9% de probabilidade em ir para o torneio. Existe ainda a chance de 2,7% de uma vaga na Libertadores, mas para isso o Leão precisa vencer os últimos dois jogos e torcer por uma combinação de resultados.
Titular na rodada passada, o zagueiro Edu deixou claro que o Brasileirão ainda não acabou e agora o novo objetivo foi traçado. “É a mesma seriedade dos últimos jogos. A gente conquistou o primeiro objetivo que era a permanência na Série A e agora também buscamos a Sul-Americana. Continuamos com a mesma concentração por essa vaga”, deu o recado.
Superar o Grêmio no Barradão significa dar fim a um tabu de uma década. Desde 2014, o Leão não consegue superar a equipe gaúcha, tanto dentro quanto fora de Salvador. Na ocasião, Kieza e Diego Renan foram os responsáveis pelos gols marcados pelo time no Barradão, enquanto o zagueiro Victor Ramos fez contra.
No retrospecto geral, Vitória e Grêmio se enfrentaram em 50 oportunidades, com 13 resultados positivos para o rubro-negro, 25 para o tricolor e 12 empates. Na Toca, entretanto, é a equipe vermelha e preta quem venceu mais partidas. Foram 21 jogos como mandante, com 10 triunfos, quatro empates e sete derrotas.
O técnico Thiago Carpini ressaltou a importância de vencer as últimas duas partidas. Para o confronto, o comandante não conta com o atacante Zé Hugo, suspenso pelo terceiro cartão amarelo. Substituído no primeiro lance em campo, o meia Matheuzinho teve um edema detectado no tornozelo esquerdo e deve ser mais um desfalque. Em contrapartida, Carlos Eduardo volta a ser relacionado.
Provável time do Vitória: Lucas Arcanjo, Raúl Cáceres, Edu, Neris, Wagner Leonardo e Lucas Esteves; Ricardo Ryller e Willian Oliveira; Mosquito, Janderson e Alerrandro.
Adversário
Também sem ter mais chances de cair, o Grêmio chega embalado após superar o São Paulo em casa: 2x1. Apesar da ordem ser “força máxima”, o treinador Renato Gaúcho não conta com três jogadores para a partida no Barradão.
O zagueiro Kannemann está lesionado e é desfalque certo, assim como o defensor Rodrigo Ely, com uma luxação no pé. O atacante André Henrique também está fora. Pelas ausências, Rodrigo Caio deve aparecer entre os titulares, já que Geromel não tem jogado todas as partidas.
Provável time do Grêmio: Marchesín; João Pedro, Rodrigo Caio, Jemerson e Reinaldo; Villasanti, Dodi, Aravena, Cristaldo e Soteldo; Braithwaite.