Receba por email.
Cadastre-se e receba grátis as principais notícias do Correio.
Marina Branco
Publicado em 28 de dezembro de 2024 às 13:34
Nas listinhas de metas de ano novo, o tópico “ler mais livros” é um clássico. De publicações famosas àquelas que são relíquias encontradas escondidas em sebos ou na última prateleira das livrarias, a leitura é um caminho para passar o tempo, buscar informação e consumir o que mais interessa a cada um. Para quem gosta de esporte, a resposta é clara - futebol.
No mundo da bola, cada clube tem sua história, seus personagens principais, e seus momentos inesquecíveis. Muitos deles estão eternizados como ficções da vida real em livros, e o tricolor baiano não fica de fora. São diversos livros que contam a história do Bahia, desde os dois Campeonatos Brasileiros à trajetória do clube contada em literatura de cordel, para deixar o torcedor do Esquadrão ainda mais próximo do time em 2025.
Em 1959, surgia o Campeonato Brasileiro, ainda sob o nome de Taça Brasil, e com ele, seu primeiro campeão - o Bahia. A história do time que marcou a vida de todos os torcedores e eternizou o nome tricolor no futebol para sempre está contada em muitos livros, mas principalmente em dois.
“59 é nosso! E. C. Bahia campeão primaz do Brasil”, escrito por Alexandre Teixeira, conta como, em 29 de março de 1960, um 3 a 1 em cima do Santos dentro do Maracanã deu à Bahia seu primeiro título nacional. Após vencer o Peixe por 3 a 2 na Vila Belmiro e perder de 2 a 0 na Fonte Nova, foi no terceiro jogo que o Bahia superou o time de Pelé e levou o torneio.
O livro conta a história de todo o campeonato, entre as 14 partidas disputadas e a importância de nomes como Nadinho, Marito e Léo, também protagonistas da obra “Heróis de 59”, do jornalista Antônio Matos. Juntos, os dois livros prometem contar ao jovem torcedor o que aconteceu no passado, e tornou o Bahia um clube recheado de tradição.
O segundo Campeonato Brasileiro do Bahia veio para completar a música, e passar a soar “59 é nosso, 88 também” nas arquibancadas da Fonte Nova. Nos anos 80, a grande campanha do clube culminou em mais um título nacional, contado por Miguel Leite em “Mais um, Bahêa: anos 80, uma década de conquistas”.
Em uma só década, foram sete títulos estaduais - muito bem explicados também na obra "Década de Ouro", de Elton Serra -, liderança do Brasileiro com 16 jogos invictos, e muitas partidas memoráveis protagonizadas por Osni, Beijoca, Bobô, Cláudio Adão, Paulo Rodrigues e muitos outros, todos com suas histórias contadas no livro.
Além de Miguel Leite, a jornalista baiana Clara Albuquerque também escreveu a história dessas estrelas, na obra “Os dez mais do Bahia”, em comemoração aos 85 anos de fundação do clube, rememorando suas principais conquistas.
Falando em história, é impossível contar a do Bahia sem pensar em 2013, quando movimentos políticos brigaram contra o grupo de cartolas que tinha o controle do clube desde 1970. Sua trajetória está eternizada no livro “Nunca mais! - 25 anos de luta pela liberdade no Esporte Clube Bahia”, do baiano Nestor Mendes Jr.
Usando trechos do Hino ao Dois de Julho, da Bahia, Nestor conta a trajetória dos que buscaram descentralizar o poder sobre o tricolor, e questionar a existência da democracia no clube.
Mais uma vez pelas palavras de Nestor Mendes Jr, a história do Bahia é contada desde sua fundação, em 1 de janeiro de 1931, até seus mais de 90 anos, quando o livro foi finalizado em 2021.
A obra “Bahêa, Minha Paixão - Primeiro Campeão do Brasil” reúne nove capítulos que contam a fundação do clube, as temporadas de 1932 a 2021, os dois títulos brasileiros, as rivalidades, a torcida e os jogos mais inesquecíveis. Além disso, o livro conta as histórias do hino, do manto tricolor e da luta pela democracia dentro do clube.
Mas, para os que querem conhecer a história do tricolor da maneira mais baiana possível, a resposta está em “Épico Esquadrão: A História do Esporte Clube Bahia em Cordel”. Escrito por Elton Magalhães, o livro percorre a trajetória do time na clássica literatura cordelista da Bahia, incluindo nove cantos com fotografias históricas do Esquadrão de Aço.