Receba por email.
Cadastre-se e receba grátis as principais notícias do Correio.
Marina Branco
Publicado em 26 de novembro de 2024 às 13:07
Quem é maior: Real Madrid, Barcelona, ou Flamengo? Quando se trata de estádio, muito em breve, o gabarito será o rubro-negro brasileiro. O projeto do estádio flamenguista prevê uma estrutura de 60 metros de altura, formando um dos maiores estádios do mundo, mais alto do que Bernabéu (45m) e Camp Nou (48m).
Com custo de quase R$2 bilhões e previsão de receita de R$2,5 bilhões, o estádio terá o tamanho de um prédio de 20 andares, que deve ser mais vertical. Além disso, os vestiários serão maiores, visando receber partidas da NFL no Brasil.
A ideia inicial é que a cadeira mais distante do campo seja 10% mais próxima que no Maracanã, menor do que o estádio do Flamengo. Assim, a menor distância será de 190 metros, e a menor, de 6,81 metros.
As cadeiras também estarão 45 metros acima do campo, com ângulo de 34% para assistir ao jogo. O campo, por sua vez, estará cinco metros acima do nível do mar.
Maior do que o estádio rubro-negro, no Brasil, só o Nilton Santos, com 70m - incluindo os arcos da estrutura -, e o Mané Garrincha, com 62m. O que mais se aproxima do tamanho da casa do Flamengo é o Allianz Parque, do Palmeiras, com 57 metros.
O projeto do estádio vai muito além de quebrar parâmetros no futebol: na construção, o Flamengo está pensando até mesmo na National Football League (NFL), a liga de futebol americano dos Estados Unidos.
Com intenções confirmadas de vir ao Brasil em 2025, tendo realizado seu primeiro jogo no país neste ano, entre Philadelphia Eagles e Green Bay Packers na Neo Química Arena, a NFL precisa de vestiários maiores, como os da nova casa flamenguista.
O objetivo, então, é receber esses jogos, com espaços que comportem os 46 jogadores de cada time, entre titulares e reservas. Uma das novidades é inclusive o vestiário circular, como de costume no futebol americano.