Novo ângulo mostra dirigente se pendurando em jogadora antes de dar beijo; veja

Imagens desmentem versão da Federação Espanhola de Futebol; dirigentes das federações territoriais pedem demissão imediata de Luis Rubiales

  • D
  • Da Redação

Publicado em 29 de agosto de 2023 às 14:02

Rubiales pulou em Hermoso antes de forçar um beijo na jogadora
Rubiales pulou em Hermoso antes de forçar um beijo na jogadora Crédito: Reprodução

A polêmica envolvendo Luis Rubiales e a atacante Jenni Hermoso ganhou novos contornos nesta terça-feira (29). Um vídeo divulgado pela imprensa europeia mostra um novo ângulo sobre o que houve na cerimônia de premiação da Copa do Mundo Feminina - e desmente a versão da entidade.

Nas imagens, é possível ver que, assim que a jogadora chega para cumprimentar o então presidente da Real Federação Espanhola de Futebol (RFEF), ele se pendura nela enquanto dá um abraço. Em seguida, Rubiales se afasta ligeiramente, segura a jogadora pela cabeça e lhe dá um beijo.

A Federação, porém, havia dado uma outra versão na semana passada. Em comunicado divulgado na sexta-feira (25), a entidade afirmou que foi Hermoso quem levantou Rubiales enquanto o abraçava. "Os pés do Sr. Presidente são ostensivamente levantados do chão como resultado da ação da jogadora. A evidência é conclusiva. O Sr. Presidente não mentiu", diz parte da nota da RFEF.

No último sábado (26), Rubiales foi suspenso provisoriamente pelo Comitê Disciplinar da Fifa enquanto o caso é julgado por um tribunal esportivo da Espanha, a pedido do governo espanhol. Ele está impedido de participar de atividades relacionadas ao futebol tanto em âmbito nacional quanto internacional, por um período inicial de 90 dias. Além disso, ele não deve contatar ou tentar contatar Hermoso ou seu entorno nem de forma direta nem via terceiros.

Na segunda-feira (28), os dirigentes das federações territoriais, convocados pelo presidente interino da RFEF, Pedro Rocha, pediram a demissão imediata de Rubiales.

"Após os últimos acontecimentos e os comportamentos inaceitáveis que prejudicaram gravemente a imagem do futebol espanhol, os presidentes solicitam que Luis Rubiales apresente imediatamente a sua demissão do cargo de presidente da RFEF", diz o comunicado.

Os dirigentes, que tinham sido convocados com urgência por Pedro Rocha, vão apelar a "uma reestruturação orgânica profunda e iminente em posições estratégicas da Federação para abrir caminho a uma nova etapa de gestão no futebol espanhol".