Acesse sua conta

Ainda não é assinante?
Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade
ou
Entre com o Google

Alterar senha

Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.

Recuperar senha

Preencha o campo abaixo com seu email.

Já tem uma conta? Entre

Alterar senha

Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.

Dados não encontrados!

Você ainda não é nosso assinante!

Mas é facil resolver isso, clique abaixo e veja como fazer parte da comunidade Correio *

ASSINE

‘Ninguém marcou mais gols do que eu’, diz Cristiano em premiação

A polêmica do milésimo gol se dá devido a uma divergência de opiniões quanto à validade de jogos não oficiais

  • Foto do(a) author(a) Marina Branco
  • Marina Branco

Publicado em 12 de novembro de 2024 às 18:48

Cristiano Ronaldo recebendo o prêmio da FPF
Cristiano Ronaldo recebendo o prêmio da FPF Crédito: Divulgação / FPF

Premiado com o Quinas de Platina pela Federação Portuguesa de Futebol, Cristiano Ronaldo usou seu discurso de recepção do prêmio para comentar sobre o milésimo gol da carreira. Em sua fala, ele afirmou que, mesmo que o milésimo não se concretize, ninguém fez mais gols do que ele no futebol.

“Se vier o mil, bom, senão, também ninguém marcou mais gols do que eu”, afirmou o ídolo português, em declaração que repercutiu pela comparação com Pelé, brasileiro conhecido como rei do futebol. A brecha para a fala de Cristiano se dá pela quantidade de jogos oficiais válidos no reconhecimento de gols.

Cristiano tem, até então, 908 gols marcados em 1252 jogos oficiais, unindo clubes e seleção portuguesa. Já Pelé tem 1.282 gols em 1.364 partidas, mas o somatório de jogos inclui amistosos, muito relevantes na época em que jogou.

Por isso, há uma frequente discordância sobre a validade dos gols de Pelé, que alguns consideram computáveis, e outros não. Em jogos oficiais, foram 767 gols do ícone do futebol brasileiro.

Com Pelé ainda em vida, Cristiano superou o marco dos 767, e foi reconhecido pelo próprio em março de 2021. Desde que completou seu gol de número 900, o craque português vem acompanhado uma contagem regressiva mundial para o seu milésimo.

“Vou ser sincero... o culpado disso (a expectativa pelo milésimo gol) fui eu. Na vida, no futebol, a nível pessoal, eu encaro agora a minha vida a viver o momento, e acho que isso é o mais importante. Não temos que pensar a longo prazo, já não consigo pensar a longo prazo”, comentou.

No discurso, Cristiano também comentou sobre a dedicação para com a seleção, altamente valorizada por ele. Em 216 jogos por Portugal, ele marcou 113 gols, sendo o maior artilheiro de todos os tempos entre seleções. Para ele, defender seu país é o ponto alto de toda a sua carreira.

“Não consigo ver, depois de jogar em tantos clubes, ganhar tantos troféus, Liga dos Campeões, Bola de Ouro, prêmio da Fifa, acho que não há nada melhor do que representar a seleção. Representar todo o país, toda a cultura, seus filhos, sua mãe, pai, melhores amigos. Por isso é que, muitas vezes, fico decepcionado com alguns jogadores que não querem representar a seleção”, afirmou, emocionado.