Receba por email.
Cadastre-se e receba grátis as principais notícias do Correio.
Giuliana Mancini
Publicado em 6 de dezembro de 2024 às 12:20
Ainda faltam seis meses para a estreia do Super Mundial de Clubes da Fifa, mas o sorteio, realizado na última quinta-feira (5), já deixou os ânimos dos torcedores exaltados. Entre os destaques da competição, pode estar o duelo particular entre Neymar e Mbappé. Ex-companheiros de Paris Saint-Germain, os dois atacantes tiveram relação conturbada, recheada de tretas e troca de farpas.
Isso ocorre pois tanto o Al-Hilal, equipe do brasileiro, como o Real Madrid, atual time do francês, caíram na mesma chave do torneio e farão o primeiro jogo do Grupo H. O Mundial acontecerá entre 15 de junho e 13 de julho do ano que vem, nos Estados Unidos.
Ao contrário de como terminou, o início da parceria entre Neymar e Mbappé foi amistoso. Juntos, fizeram gols e conquistaram o tricampeonato do Campeonato Francês em suas três primeiras temporadas. A expectativa era de que os atacantes conseguissem liderar o PSG ao sonhado título da Liga dos Campeões. Eles até chegaram perto de completar a missão na edição de 2020, mas, na final, o Bayern de Munique se deu melhor e levou o troféu.
Até então, os dois pareciam manter uma amizade. Mbappé, inclusive, chegava a frequentar as festas de aniversário de Neymar. Ambos também trocavam elogios em entrevistas e postagens em redes sociais.
Eis que, em agosto de 2022, veio o primeiro atrito público. Durante a vitória por 5x2 sobre o Montpellier, no Campeonato Francês, Mbappé perdeu um pênalti no primeiro tempo. O PSG ganhou outra penalidade 20 minutos depois, e Neymar pegou a bola para bater. Os dois tiveram uma discussão, mas o brasileiro cobrou e converteu. No mesmo jogo, o francês protagonizou outras polêmicas e chegou a abandonar jogada de contra-ataque por não receber o passe.
Na época, o perfil oficial de Neymar curtiu publicações que criticavam Mbappé. De acordo com a imprensa local, a diretoria precisou reunir os dois jogadores para aparar arestas.
Depois disso, a amizade azedou de vez. A imprensa francesa chegou a especular que Mbappé teria pedido a saída de Neymar antes do início da temporada 2022/23 - mas o diretor de futebol do clube negou a informação.
Em julho de 2023, o francês foi afastado do time principal e ficou de fora dos amistosos de pré-temporada do PSG no Japão e na Coreia do Sul. Já o brasileiro participou da excursão e, de volta de lesão, teve boa atuação.
Dias depois, Mbappé foi reintegrado. Segundo o jornal L'Équipe, a iminente saída de Neymar para o Al-Hilal seria o motivo do acerto entre as partes. O veículo afirmou que era um acordo do francês com o Paris Saint-Germain para convencê-lo de não sair para o Real Madrid no fim de seu contrato, em junho de 2024 - o que acabou acontecendo.
Após deixar o PSG, Neymar parou de seguir Mbappé no Instagram e, em vários momentos, interagiu com publicações que criticavam o ex-companheiro. Vale citar que o reencontro não está confirmado. Apesar do embate entre o Real e o Al-Hilal estar garantido, ainda não há a certeza de que o atacante brasileiro seguirá no clube saudita. O contrato dele vai até até o fim de junho de 2025.