Neymar pode voltar à Seleção em novembro? CBF vai a Arábia Saudita monitorar situação

Al-Hilal avalia retorno do jogador para a próxima segunda-feira (21)

  • Foto do(a) author(a) Da Redação
  • Da Redação

Publicado em 16 de outubro de 2024 às 15:13

Neymar em treino do Al-Hilal
Neymar em treino do Al-Hilal Crédito: Al-Hilal/Divulgação

A próxima convocação da Seleção Brasileira pode contar com um retorno esperado: Neymar. Afastado dos gramados há quase um ano, quando sofreu grave lesão no joelho, o craque já treina com o restante do grupo no Al-Hilal, da Arábia Saudita, desde o dia 29 de setembro. Agora, existe a possibilidade do astro ficar à disposição para o jogo contra o Al Ain, dos Emirados Árabes, na próxima segunda-feira (21), pela Liga dos Campeões da Ásia.

A informação foi divulgada inicialmente pela ESPN Brasil. Segundo o veículo, a volta depende do técnico português Jorge Jesus. Neste primeiro momento, a expectativa é de que o camisa 10 seja relacionado. 

A situação está sendo monitorada pela CBF, e Rodrigo Lasmar, médico da Seleção, vai viajar nos próximos dias a Riad para ver pessoalmente como está a recuperação do jogador. Vale lembrar que um dos próximos jogos do Brasil é em Salvador: no dia 19 de novembro, a equipe encara o Uruguai na Arena Fonte Nova, pela 12ª rodada das Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2026. Antes, no dia 15, o duelo será contra a Venezuela, fora de casa.

A pré-lista de convocados precisa ser enviada aos clubes até o dia 27, com a definição dos 23 nomes divulgada no dia 1º de novembro. Desta forma, a utilização de Neymar diante do Al Ain se torna fundamental. Afinal, esse será o único confronto antes da definição da pré-lista. Isso porque o brasileiro não está inscrito no Campeonato Saudita, por uma questão de limite de estrangeiros, seis. Ele só poderia atuar na competição a partir de janeiro.

Por outro lado, o camisa 10 está inscrito para atuar na Liga dos Campeões da Ásia e na Copa do Rei. Além do embate com o Al Ain, Neymar tem chances de entrar em campo em outros dois jogos até a apresentação da Seleção: dia 4, diante do Esteghal, do Irã, pela Champions, e contra o Al Taee, dia 29 de outubro, pela Copa do Rei.

A lesão do atacante completa um ano nesta quinta-feira (17). Ele rompeu o ligamento cruzado anterior no dia 17 de outubro de 2023, na derrota por 2x0 para o Uruguai, em Montevidéu, pelas Eliminatórias.