Receba por email.
Cadastre-se e receba grátis as principais notícias do Correio.
Alan Pinheiro
Publicado em 1 de janeiro de 2025 às 16:28
As negociações para a venda do goleiro Lucas Arcanjo para o Fluminense emperraram e o jogador vai continuar vestindo a camisa do Vitória em 2025. Mesmo com as bases salariais acertadas, os clubes não chegaram a um acordo. Apesar do insucesso na ida de Arcanjo para o Rio de Janeiro, a diretoria do Leão promete uma valorização salarial. O fracasso na negociação foi confirmada pelo presidente do clube, Fábio Mota, ao CORREIO.
Inicialmente, Lucas Arcanjo iria em definitivo para a equipe carioca. No entanto, o Vitória exigiu fiança bancária para garantir que recebesse o dinheiro da negociação. O Flu, porém, recusou os termos pedidos pelos rubro-negros, já que traria custo extra para a operação. Além disso, pela inclusão de uma fiança bancária não ser prática comum no mercado brasileiro, a direção carioca voltou atrás.
Em um segundo momento, os termos foram renegociados e, desta vez, o goleiro seria emprestado com um custo fixo definido em parcelas. Caso o Fluminense realizasse o pagamento de um número de parcelas definidas em contrato, Arcanjo se tornaria jogador do Tricolor das Laranjeiras em definitivo. Em troca, o Leão receberia dois jogadores emprestados com salários pagos pelos cariocas.
Com o fim das tratativas entre os clubes, o presidente do Vitória disse que o goleiro deve receber um aumento salarial para que o atleta receba valorização do clube e não tenha prejuízo. A afirmação foi dita durante entrevista ao jornalista Anderson Matos.
“A gente não está querendo atrapalhar a vida do atleta. Sei que a proposta foi muito boa, mas tenho que pensar na instituição. Se der errado, vamos chamar o Arcanjo e acertar o salário para que ele não tenha prejuízo. Ele é um ídolo do clube, está com a gente desde a Série C. Excelente atleta, tem meu respeito”, disse Fábio Mota.
Visando reforçar a posição, o Vitória tem acerto com o goleiro Gabriel Vasconcelos para a atual temporada. O jogador de 32 anos passou a temporada passada emprestado ao Juventude, onde teve sequência e boas atuações. Ao todo, o camisa 1 disputou 46 jogos, entre Campeonato Gaúcho, Copa do Brasil e Brasileirão.
Já Lucas Arcanjo é revelado pelo rubro-negro e ocupa a marca de quarto goleiro com mais jogos realizados pelo clube, com 176 exibições. De acordo com o levantamento realizado por Ubiratan Brito e divulgado pelo Vitória, o goleiro com mais jogos disputados é Borges, com 293 entre os anos de 1982 a 95. Em segundo lugar aparece Aguinaldo com 186 entre 71 e 73 e, em seguida, Gelson com 180 jogos com a camisa do Leão, entre 77 e 81.
No último Campeonato Brasileiro, Arcanjo só não entrou em campo em uma das 38 rodadas, enquanto Gabriel jogou 34 partidas pelo Juventude. Segundo a plataforma especializada em dados Sofascore, o goleiro do Leão teve mais defesas em chutes dentro (64) e fora da área (48), além de mais jogos sem sofrer gols (8). Em contrapartida, Gabriel defendeu dois pênaltis durante a competição e teve 63 finalizações defendidas dentro da área, além de 45 fora.