Acesse sua conta
Ainda não é assinante?
Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade
ou
Entre com o Google
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Recuperar senha
Preencha o campo abaixo com seu email.

Já tem uma conta? Entre
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Dados não encontrados!
Você ainda não é nosso assinante!
Mas é facil resolver isso, clique abaixo e veja como fazer parte da comunidade Correio *
ASSINE

'Não criemos uma expectativa', pede Dorival sobre retorno de Neymar à Seleção

Camisa 10 voltou a ser convocado após quase um ano e meio

  • Foto do(a) author(a) Giuliana Mancini
  • Foto do(a) author(a) Estadão
  • Giuliana Mancini

  • Estadão

Publicado em 6 de março de 2025 às 14:02

Dorival Júnior convocou a Seleção Brasileira
Dorival Júnior convocou a Seleção Brasileira Crédito: Rafael Ribeiro/CBF

Neymar está de volta à Seleção Brasileira. O camisa 10 foi chamado pelo técnico Dorival Júnior para os jogos contra Colômbia e Argentina, marcando sua primeira convocação à equipe nacional após quase um ano e meio. O treinador, porém, lembrou que o jogador passou um longo período fora dos gramados devido a uma grave lesão, e pediu que a expectativa dos jogadores não seja exagerada.

"Ninguém precisa falar a respeito do que representa Neymar. Ele vive um processo da readaptação. Mas as qualidades de um jogador como esse são um condicionante para que ele possa superar as situações de uma partida", afirmou o treinador, nesta quinta-feira (6). 

"Estávamos aguardando, é a primeira oportunidade que temos de convocá-lo. Espero que seja muito feliz nesse retorno. Não criemos uma expectativa, jogando toda a responsabilidade (em suas costas) nesse retorno", explicou o treinador. Desde seu retorno ao Santos, Neymar tem seis participações para gol e elevou o nível da equipe, que disputa a semifinal do Campeonato Paulista neste domingo, contra o Corinthians.

O nome do atacante chegou a ser cogitado para as convocações da seleção brasileira no final de 2024, quando disputou suas primeiras partidas pelo Al-Hilal após um ano fora dos gramados. À época, a comissão técnica de Dorival acompanhou de perto a sua recuperação, mas optou por preservá-lo, visando os jogos de março - em que, de fato, voltou a ser chamado.

Dorival e comissão técnica se resguardaram também para evitar uma nova lesão do atacante, além de rusgas com o clube saudita e Jorge Jesus. Em 2023, quando havia sido recém-contratado pelo Al-Hilal, Neymar foi convocado por Fernando Diniz para os duelos com Bolívia e Peru, pelas Eliminatórias. Ele entrou em campo, foi titular e se tornou o maior artilheiro da história da seleção brasileira, superando a marca de Pelé. Mas, na visão do português, não tinha condição de jogo.

O treinador da seleção brasileira, nesta quinta-feira, não bateu o martelo sobre como vai utilizar o camisa 10 na equipe, se será titular, quantos minutos jogará e em qual posição. "Neymar já atuou por 90 minutos em duas partidas desde que voltou ao Santos Em outras, tem sido poupado. Vai depender muito dessa sequência pelo clube. Vamos aguardar para ter uma definição a respeito de sua utilização", detalhou o técnico.

O Brasil enfrenta a Colômbia em 20 de março, às 21h45, no Mané Garrincha, em Brasília, pela 13ª rodada da Eliminatórias. Uma carga de 70 mil ingressos foi colocada à disposição, e as entradas já estão sendo comercializadas. No dia 25, às 21h, a seleção faz clássico com a Argentina no estádio Monumental de Núñez, em Buenos Aires, pela 14ª rodada.

Após os empates com Venezuela e Uruguai, ambos por 1 a 1, o Brasil se encontra na quinta colocação das Eliminatórias, com 18 pontos, a sete da líder Argentina.

A seleção brasileira irá ficar em Brasília de 17 a 24 de março. Dorival Junior inicialmente vai comandar treinos no Bezerrão e, na véspera do jogo com a Colômbia, vai trabalhar no Mané Garrincha. O Brasil viaja para Buenos Aires um dia antes do confronto com a Argentina e não irá realizar treinos no país vizinho.