Receba por email.
Cadastre-se e receba grátis as principais notícias do Correio.
Da Redação
Publicado em 19 de setembro de 2024 às 14:45
Um dos principais circuitos de corrida de rua do país, a Maratona Salvador iniciou nesta quinta-feira (19) a entrega dos kits para os corredores. De hoje até sábado (21), véspera da corrida, o material pode ser retirado na loja do evento, localizada no 3º piso do Shopping da Bahia, das 9h às 22h.
A Maratona Salvador será disputada neste domingo (22), com largada do Parque dos Ventos, na Boca do Rio. O circuito conta com distâncias de 42k, 21k, 10km e 5km. As largadas começam a partir das 5h (Elite 21k e 42k), 5h25 (PCD 21k e 42k), 5h30 (Geral 21k e 42k), 5h55 (PCD 5k e 10k) e 6h (Geral 5k e 10k). Às 5h e às 5h30 haverá alongamento e aquecimento.
A programação do domingo inclui ainda um aulão de FitDance e atrações musicais. Além do grupo Quabales, Armandinho, Dodô & Osmar estão entre os confirmados.
Em 2024, o circuito superou as expectativas e contará com mais de 10 mil atletas entre elite e amadores. De acordo com o diretor da prova, Douglas Cerqueira, do total de inscritos, metade é de cidades da Bahia e 30% de fora do estado. Além dos atletas de elite de países como Quênia e Etiópia, a competição contará com amadores da Argentina, Alemanha, Angola, Belize, Bermuda, China, Guatemala, México e Uruguai.
"Isso mostra que o projeto não é mais local, mas sim nacional e caminhando para ser internacional. A gente teve esse ano, inclusive, a venda de inscrições em plataformas internacionais de ingressos. Então, a gente vem construindo esse caminho e Salvador, naturalmente com a vocação turística que possui, contribui para isso. A corrida Maratona Salvador se tornou realmente um projeto de turismo esportivo", avalia.
O presidente da Empresa Salvador Turismo (Saltur), Isaac Edington, conta que essa edição da Maratona está ainda mais especial. "Quase dobramos o tamanho, fizemos ações sociais e sustentáveis, trouxemos a cultura de Salvador para dentro dela. Está redonda, como um megaevento de proporção internacional deve ser. Acredito que os números trazem essa sensação, pois quase metade dos competidores é de fora da cidade, amadores e atletas de elite vindo, inclusive, de outros países. Será uma competição com todas as perspectivas profissionais necessárias e ainda assim com a cara da nossa cidade, vibrante, empolgante e alegre", ressalta.