Acesse sua conta
Ainda não é assinante?
Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade
ou
Entre com o Google
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Recuperar senha
Preencha o campo abaixo com seu email.

Já tem uma conta? Entre
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Dados não encontrados!
Você ainda não é nosso assinante!
Mas é facil resolver isso, clique abaixo e veja como fazer parte da comunidade Correio *
ASSINE

Lutador de MMA com 'doença da urina preta' morre após combate; entenda

Jake Sendler chegou a ser colocado em coma induzido e passou por múltiplas cirurgias, mas não resistiu

  • Foto do(a) author(a) Giuliana Mancini
  • Giuliana Mancini

Publicado em 24 de março de 2025 às 10:59

Jake Sendler após vencer luta
Jake Sendler após vencer luta Crédito: Reprodução

Um lutador amador de 21 anos morreu dez dias após lutar em um evento de MMA na Austrália. Jake Sendler disputou três rounds do combate contra Caleb William durante o Hex Fight Series, mas passou mal no fim. Ele foi imediatamente levado a um hospital em Melbourne, onde foi diagnosticado com rabdomiólise. O atleta foi colocado em coma induzido, passou por múltiplas cirurgias e recebeu várias transfusões de sangue, mas não resistiu.

Segundo o Daily Mail, Sendler precisou perder uma quantidade perigosa de peso antes da luta - de sete a oito quilos. A mãe do lutador, Sharone, informou ao site que Jake fortes dores musculares e que ele estava com a urina mais escura do que o normal - um dos sintomas da rabdomiólise, doença na qual os músculos se degradam devido ao esforço excessivo, a uma condição de saúde subjacente ou a um trauma.

Mesmo sofrendo as condições, o atleta não procurou médicos. "Ele continuou treinando, trabalhando e treinando outras pessoas, sem perceber que seu corpo estava entrando em colapso. Incrivelmente, mesmo com seus órgãos falhando, Jake entrou no ringue uma última vez e lutou corajosamente, demonstrando uma determinação e força incríveis", diz o texto de homenagem em uma página criada para arrecadar fundos.

De acordo com o site da Rede D'Or, a rabdomiólise é uma doença caracterizada pela destruição das fibras musculares. Conforme os tecidos musculares são acometidos, diferentes substâncias são liberadas na corrente sanguínea, afetando rins e sistema urinário, causando mais sintomas para o indivíduo. Diversas causas podem desencadear a destruição das fibras musculares, do excesso de consumo de álcool ao excesso de exercícios físicos.

Os músculos mais afetados são aqueles que fazem parte do grupo dos músculos esqueléticos, presentes em todo o corpo e responsáveis pela postura e pelo movimento. É preciso iniciar o tratamento da rabdomiólise o mais rápido possível, uma vez que a doença pode levar a dificuldades renais graves, como a insuficiência renal.

Entre as causas, estão o excesso de exercício físico; grandes traumas musculares, como os que acontecem em um acidente de carro ou quando membros são esmagados; abuso de álcool e drogas, especialmente cocaína e heroína; uso de medicamentos, como estatinas, por longos períodos de tempo; infecções como as que são causadas por vírus; e doenças já existentes que afetam os músculos.

Já os sintomas incluem:

  • dor nos músculos;
  • rigidez nos músculos;
  • dificuldade para fazer movimentos, mesmo que simples;
  • dor nas articulações;
  • fraqueza;
  • urina amarronzada ou com tons de vermelho;
  • cansaço generalizado;
  • náuseas e vômitos;
  • dor nos rins;
  • dor abdominal.

O diagnóstico é confirmado por meio de exames de sangue e de urina.