Receba por email.
Cadastre-se e receba grátis as principais notícias do Correio.
Da Redação
Publicado em 14 de maio de 2024 às 14:35
Lewis Hamilton foi às redes sociais pedir doações para o Rio Grande do Sul, que vem sendo afetado por grandes enchentes nas últimas semanas. O heptacampeão mundial de Fórmula 1 mandou uma mensagem de apoio aos gaúchos, e disse que 'seu coração está com os impactados' pela tragédia. Ao todo, 147 pessoas morreram após os temporais que atingem diversas regiões do estado.
"Meu coração está com todos impactados pelas enchentes no Brasil. Se você puder, junte-se a mim para apoiar as bravas pessoas na luta para ajudar os impactados por esta emergência", escreveu o britânico.
Além da mensagem, Hamilton colocou o link do site de doações para o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR), órgão da Organização Mundial das Nações Unidas (ONU) responsável por proteger os direitos de pessoas em situação de refúgio.
De acordo com a Defesa Civil do Rio Grande do Sul, foram registradas 147 mortes, 125 desaparecidos e 806 pessoas feridas por causa das enchentes. Além disso, 76.884 pessoas foram levadas para abrigos e outras 538.545 ficaram desalojadas. Ao todo, as chuvas afetaram 2.124.203 pessoas e 450 dos 497 municípios do estado.
Em novembro de 2022, Hamilton recebeu, na Câmara dos Deputados, o título de cidadão honorário do Brasil. A homenagem foi motivada pela celebração do britânico após vencer o GP de São Paulo de 2021, no Autódromo de Interlagos. Na ocasião, ele foi de 10º a 1º e reproduziu o gesto do tricampeão Ayrton Senna - do qual é fã declarado -, carregando a bandeira do Brasil no carro e no pódio.