Acesse sua conta

Ainda não é assinante?
Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade
ou
Entre com o Google

Alterar senha

Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.

Recuperar senha

Preencha o campo abaixo com seu email.

Já tem uma conta? Entre

Alterar senha

Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.

Dados não encontrados!

Você ainda não é nosso assinante!

Mas é facil resolver isso, clique abaixo e veja como fazer parte da comunidade Correio *

ASSINE

Isaquias Queiroz concorre ao troféu de melhor atleta do ano no Brasil Olímpico

Além do baiano, Caio Bonfim e Edival Pontes são os indicados no masculino, enquanto Ana Sátila, Beatriz Souza e Rebeca Andrade são as finalistas no feminino

  • Foto do(a) author(a) Estadão
  • Estadão

Publicado em 2 de dezembro de 2024 às 14:56

Isaquias Queiroz e sua quinta medalha olímpica
Isaquias Queiroz e sua quinta medalha olímpica Crédito: Alexandre Loureiro/COB

Principal categoria do Prêmio Brasil Olímpico, o Troféu Rei Pelé - que elege os melhores atletas da temporada entre todas as modalidades - teve seus seis indicados anunciados no domingo (1º). Entre eles, um baiano: Isaquias Queiroz. O canoísta concorre na categoria masculina com Caio Bonfim (marcha atlética) e Edival Pontes (taekwondo) e pode conquistar o troféu pela 5ª vez.

No feminino, a ginasta Rebeca Andrade foi a vencedora nos últimos três anos e é novamente favorita após se tornar, em Paris-2024, a maior medalhista da história do Brasil em Jogos Olímpicos (seis). As outras duas candidatas são a judoca Beatriz Souza e a canoísta Ana Sátila. A última, aliás, é a única entre os seis indicados a não ter faturado medalha na capital francesa. Ela terminou em 4° lugar no K1 e em 5° no C1. Os vencedores serão divulgados em cerimônia organizada pelo Comitê Olímpico do Brasil no dia 11, no Rio de Janeiro.

Rebeca busca o tetra no Troféu Rei Pelé. Ela foi premiada como a melhor do ano em 2021, quando ganhou suas duas primeiras medalhas olímpicas; em 2022, quando foi campeã mundial do individual geral; e em 2023, quando venceu Simone Biles no salto no Mundial.

Beatriz Souza também voltou de Paris como campeã olímpica e multimedalhista, ao vencer a categoria peso pesado do judô (+78kg) e ajudar o Brasil a faturar o bronze por equipes mistas.

No masculino, Caio Bonfim levou medalha na França na marcha atlética, com a prata na prova de 20km. Edival Pontes, o Netinho, se tornou o terceiro brasileiro a subir ao pódio olímpico no taekwondo, com o bronze. Já Isaquias Queiroz tenta um inédito pentacampeonato. Maior vencedor da história do prêmio de Melhor do Ano (2015, 2016, 2018 e 2021), o baiano chega credenciado pela prata conquistada no C1 1.000m em Paris.

O Comitê Olímpico do Brasil (COB) também anunciou que começou a votação popular para a escolha do Atleta da Torcida do Prêmio Brasil Olímpico. Os seis candidatos são Ana Sátila (canoagem slalom), Beatriz Souza (judô), Tatiana Weston-Webb (surfe), Alison dos Santos, o Piu (atletismo), Caio Bonfim (atletismo) e Darlan Souza (vôlei). Quem quiser participar pode deixar seu voto até o dia 11, no site do COB.