Receba por email.
Cadastre-se e receba grátis as principais notícias do Correio.
Marina Branco
Publicado em 5 de dezembro de 2024 às 14:33
Há dois meses, Cristiano Ronaldo disse: "Vamos ver se a mente dele tem clareza, se está boa. E se ele consegue lidar com a pressão, porque o Real Madrid não é o PSG, posso te assegurar". A cada dia que passa, a previsão do ídolo merengue parece se tornar mais real, à medida que Mbappé é criticado ao perder pênaltis e se tornar o rosto da má fase que o clube vem enfrentando.
Após perder para o Athletic Bilbao por 2 a 1 na última quarta-feira (4) em um jogo antecipado da 19ª rodada da La Liga, o nome do francês voltou a rodar a mídia como grande responsável. Muito provavelmente pelo pênalti perdido, segundo consecutivo do jogador merengue, no momento em que o Athletic vencia por 1 a 0, após o gol marcado por Berenguer.
Do apito final em diante, a imprensa espanhola não perdoou. “O Real Madrid se acostuma a perder”, comentou o jornal Marca. Na capa, a foto do pênalti perdido, com dizeres afirmando que o atacante "ainda não está à altura" do time pelo qual joga.
No As, as críticas seguiram, afirmando que a fase vivida pelo clube “não tem consolo”. O Sport, por sua vez, classificou o embate de quarta como um “desastre”, que consolidou o Real Madrid na vice-liderança do Campeonato Espanhol, quatro pontos atrás do Barcelona.
Em resposta a todos os ataques, Mbappé decidiu se pronunciar, e assumir a responsabilidade pelo pênalti. Em seus stories, ele comentou o momento que vem vivendo em tom de esperança.
“Mau resultado. Um grande erro em um jogo em que cada detalhe conta. Assumo toda a responsabilidade. É um momento difícil, mas é o melhor momento para mudar essa situação e mostrar quem eu sou”, escreveu.
Em apoio ao jogador, o técnico merengue Carlo Ancelotti se pronunciou no pós-jogo: “Não tenho que avaliar a partida de um jogador por um pênalti que às vezes se marca e às vezes se erra. Obviamente, ele está triste, decepcionado, mas tem de seguir adiante”.
A insatisfação espanhola com Mbappé já estava inflacionada desde o pênalti perdido contra o Liverpool na Champions League, no jogo da semana passada em que o Real perdeu de 2 a 0.
Após o jogo contra o Liverpool, o próximo pênalti cobrado pelo Real foi contra o Getafe. Esse foi cobrado por Jude Bellingham, autor do único gol merengue contra o Athletic, que abriu o placar do jogo que terminou em 2 a 0 a favor do Madrid. No jogo, o segundo gol foi de Mbappé, com participação de Bellingham.
A próxima oportunidade será no próximo sábado (7), contra o Girona, às 17h.