Hebert Conceição vence Esquiva Falcão por pontos e enaltece adversário: 'Uma lenda'

Decisão foi unânime para os três jurados: 97-93, 97-92 e 98-91

  • Foto do(a) author(a) Da Redação
  • Da Redação

Publicado em 16 de junho de 2024 às 08:24

Hebert Conceição golpeia Esquiva Falcão no Spaten Fight Night
Hebert Conceição golpeia Esquiva Falcão no Spaten Fight Night Crédito: Wander Roberto/Divulgação

O baiano Hebert Conceição derrotou Esquiva Falcão, por pontos, após dez assaltos, neste sábado (15). A luta aconteceu em São Paulo, durante evento do Spaten Fight Night, e a decisão foi unânime para os três jurados: 97-93, 97-92 e 98-91. Com o resultado, o soteropolitano conquistou o título brasileiro dos supermédios.

A luta reuniu pela primeira dois medalhistas olímpicos brasileiros. De um lado, Hebert foi campeão na Olimpíada de Tóquio em 2020, disputada em 2021. Do outro, Esquiva conquistou a prata em Londres, em 2012.

Hebert se apresentou em melhor forma física e teve a iniciativa da luta. Esquiva até tentou se igualar, mas não conseguiu manter um ritmo forte por muito tempo. Um dos poucos momentos de maior intensidade ocorreu no quarto assalto, quando Hebert pressionou e pareceu ter a chance de mandar o adversário para a lona, mas Esquiva se recuperou.

Com o resultado, o baiano de 26 anos chega a seis lutas como profissional – venceu três delas por nocaute. O resultado pode ser considerado o maior triunfo da carreira profissional de Hebert Conceição.

"É uma honra estar aqui na despedida de uma lenda. Se não fosse ele, eu não estaria aqui. Sobre a luta, o gancho eu acertei, mas ele foi salvo pelo gongo. Ele teve um minuto para se recuperar e, como é um atleta experiente, conseguiu voltar. Agora vou tirar uns dias de descanso. Ao contrário do que meu adversário disse, que não precisava treinar para me enfrentar porque eu tinha apenas cinco lutas, eu treinei muito duro para enfrentá-lo. E o resultado está aí", afirmou Hebert ainda dentro do ringue.

Já Esquiva, de 34 anos, soma 30 vitórias (20 nocautes) e duas derrotas. No ano passado, o capixaba chegou a disputar o título mundial dos médios, mas perdeu para o alemão/italiano Vincenzo Gualtieri, por pontos.

Com a derrota, Esquiva deve cair no ranking do Conselho Mundial de Boxe (CMB), do qual aparece em 12º lugar. Já Hebert deverá surgir na classificação no próximo mês.