Acesse sua conta
Ainda não é assinante?
Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade
ou
Entre com o Google
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Recuperar senha
Preencha o campo abaixo com seu email.

Já tem uma conta? Entre
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Dados não encontrados!
Você ainda não é nosso assinante!
Mas é facil resolver isso, clique abaixo e veja como fazer parte da comunidade Correio *
ASSINE

Goleiro que venceu o câncer deixa o Flamengo para jogar na Ucrânia

Raphael Nunes tem 18 anos e encontrou no futebol a motivação para lutar contra o tumor nos testículos

  • Foto do(a) author(a) Marina Branco
  • Marina Branco

Publicado em 20 de fevereiro de 2025 às 18:54

Raphael Nunes está de saída do Flamengo
Raphael Nunes está de saída do Flamengo Crédito: Divulgação

Uma história inspiradora deixou o Flamengo nesta quinta-feira (20), com a saída do goleiro Raphael Nunes para dar continuidade à sua carreira em um clube da Ucrânia. Após vencer o câncer com o futebol como principal motivação, o atleta irá jogar pelo time profissional do Polissya.

Aos 17 anos, quando ainda era goleiro sub-17 do Flamengo, Raphael descobriu um tumor no testículo, logo após jogar um campeonato na Europa em julho de 2023. No treino de véspera da viagem, uma bolada recebida na região afetada começou a incomodá-lo, mas a dor sumiu rapidamente e ele voltou a jogar. 

Foi apenas cinco dias depois, na Croácia, que o jogador percebeu um inchaço incomum na área e relatou ao departamento médico do Flamengo. De volta ao Rio de Janeiro, exames diagnosticaram o tumor, e o levaram a uma cirurgia de retirada. No entanto, o contato das células cancerígenas com a corrente sanguínea afetou tecidos do pulmão e do abdômen, levando à necessidade de quimioterapia.

De outubro a dezembro, ele seguiu o tratamento, recebendo até mesmo uma festa surpresa da clínica com colegas de time na última sessão. Para ele, a motivação para vencer a batalha contra o câncer foi justamente o futebol: "O sonho de ser jogador profissional continua queimando no meu peito. Vai ser sempre minha maior vontade, meu maior desejo e meu maior sonho".

Em abril de 2024, ele retornou aos treinos, e em julho, aos campos. Foi em 20 de julho, aos 18 anos de idade, sua única partida até então, sem sofrer gols contra o Volta Redonda, pelo Campeonato Carioca. Um ano e sete meses após o diagnóstico, ele entra na carreira profissional pelo clube quinto colocado na tabela da primeira divisão ucraniana.

A ideia é que ele entre no profissional aos 19 anos, estando também à disposição do sub-21. No novo clube, ele jogará ao lado dos brasileiros João Vialle, vindo do Athletico-PR, Talles Costa, do São Paulo, Wendell Gabriel, do Palmeiras, e Cauã Paixão, Vasco.

Quanto à negociação, 30% dos direitos econômicos do atleta seguem sendo do Flamengo, podendo converter em lucro em futuras vendas, da mesma maneira feita com outros ex-flamenguistas.