Vitória fecha setembro com 50% de aproveitamento e fora da zona de rebaixamento

Rubro-negro teve sequência no último mês com duas vitórias e duas derrotas; outubro será mais curto para o Leão

  • Foto do(a) author(a) Alan Pinheiro
  • Alan Pinheiro

Publicado em 2 de outubro de 2024 às 05:00

Em setembro, Vitória somou seis de 12 pontos disputados
Em setembro, Vitória somou seis de 12 pontos disputados Crédito: Victor Ferreira/EC Vitória

O Vitória terminou setembro com um saldo positivo. Com um aproveitamento de 50% no mês, após perder duas partidas e ganhar outros dois confrontos, o rubro-negro saiu da zona de rebaixamento da Série A. Inclusive, os dois resultados positivos foram conquistados sobre adversários que ocupam posições na metade final da tabela. Já outubro deve ter apenas três jogos. E dois deles serão no Barradão.

Antes de iniciar a sequência de setembro, o Leão tinha apenas 22 pontos conquistados no Campeonato Brasileiro. Ao longo do último mês, mais seis foram somados à conta da equipe vermelha e preta, que agora tem 28. Os comandados do técnico Thiago Carpini ainda contaram com a sorte no fim de semana passado e se mantiveram fora da zona de rebaixamento pela segunda rodada seguida.

Apesar da derrota para o Internacional, no último domingo, o treinador comparou os momentos vividos pelo Vitória antes e depois da sequência enfrentada nas últimas semanas e pregou pelo equilíbrio nas expectativas. “Com esse mesmo elenco, já tinham cravado nosso rebaixamento há 20 dias. Aí vieram bons jogos e começaram a falar em Sul-Americana, perde hoje e faltam peças no elenco… Vamos ter equilíbrio, valorizar o compromisso, a entrega (...) Estamos respirando, mesmo por aparelhos, sempre valorizando os atletas”, disse.

As derrotas para o Inter (por 3x1) e Vasco (1x0) foram compensadas com os resultados positivos sobre Atlético-GO (2x0) e Juventude (1x0). O aproveitamento de 50% no mês é um norte para o restante da competição. Ainda faltam 30 pontos a serem disputados no Campeonato Brasileiro e, caso o Leão consiga manter o rendimento nos confrontos restantes, o clube terminaria com 43 pontos.

Segundo os dados do Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), uma equipe que tiver essa pontuação ao fim das 38 rodadas teria apenas 10% de probabilidade de acabar entre os quatro últimos colocados. O cálculo leva em conta o cenário no atual momento da competição e está sujeito a alterações.

Outubro mais curto

Se o mês anterior teve uma partida para cada semana, o torcedor do Leão vai contar com um jogo a menos em outubro, além de um período sabático antes de encarar dois compromissos em sequência no Barradão. Assim como em setembro, o Vitória conta com a Data-Fifa para Carpini acertar as arestas do time.

Neste sábado, o rubro-negro continua a missão fora de Salvador ao encarar o Atlético-MG na Arena MRV. Depois do duelo, o clube terá um intervalo de duas semanas antes de entrar em campo contra o Red Bull Bragantino, em casa. A data e horário ainda serão detalhados pela CBF. Já o confronto contra o Fluminense deve acontecer no último fim de semana do mês. Devido ao segundo turno de eleições municipais pelo Brasil, as partidas da 31ª rodada vão ser divididas entre o dia 25 (sexta) e 26 (sábado).

Na metade inicial do Brasileirão, o jogo contra o Galo representou a segunda vitória do clube rubro-negro na competição, enquanto o encontro com o Fluminense foi o primeiro resultado positivo fora de casa. Em contrapartida, o Leão saiu na frente contra o Red Bull Bragantino, mas tomou a virada e acabou derrotado. O aproveitamento nesse recorte foi de 67%.