Receba por email.
Cadastre-se e receba grátis as principais notícias do Correio.
Gabriel Rodrigues
Publicado em 15 de janeiro de 2025 às 21:41
A procuradoria do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) denunciou o técnico Estevam Soares e outras seis pessoas por participação em um esquema de manipulação de resultados no futebol.
As irregularidades teriam acontecido para beneficiar apostadores em jogos do Patrocinense-MG, na Série D do Campeonato Brasileiro do ano passado.
Os envolvidos serão denunciados e julgados com base no Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD). A Procuradoria também pediu a aplicação do artigo 70.1 do Código Disciplinar da FIFA para todos os denunciados também cumpram as penas em âmbito internacional.
As investigações foram conduzidas pela Polícia Federal e a suspeita de irregularidades teve início na derrota do Patrocinense para a Inter de Limeira por 3x0. Todos os gols foram marcados no primeiro tempo.
Estevam Soares era o treinador do clube mineiro na partida. O técnico possui passagens por grandes equipes do futebol brasileiro, como Guarani, Ponte Preta, Grêmio, Botafogo e Palmeiras.
No futebol baiano, Estevam Soares comandou o Vitória da Conquista, em 2018. Na condição de jogador, ele passou pelo Bahia em 1985 e 1986. No fim da carreira, também defendeu o Fluminense de Feira.
Entre os outros denunciados estão o goleiro Felipe Chaves, o zagueiro Richard Bala, o lateral Dener, o auxiliar técnico Dodô, além Anderson Rocha, que na época era dirigente do Patrocinense, e Marcos Vinícius Conceição, possível investidor.